Notícias

Paleontologia da Ufac resgata fragmentos de purussauro

publicado: 19/07/2019 17h18, última modificação: 18/11/2022 16h10
Paleontologia da Ufac resgata fragmentos de purussauro.jpg

A equipe do Laboratório de Paleontologia da Ufac resgatou fragmentos da mandíbula de um purussauro, às margens do rio Acre, em Brasileia. O réptil, que media mais de dez metros, viveu no Acre há mais de 8 milhões de anos. O resgate durou três dias e o material chegou ao campus-sede da universidade na tarde dessa quinta-feira, 18.

O material foi encontrado por Robson Cavalcante, de 11 anos, e pelo pai dele, José Militão, de 58 anos, quando os dois pescavam. A notícia da descoberta chegou ao paleontólogo da Ufac, Jonas Filho, por meio de um vídeo.

“Eu recebi um vídeo com algumas imagens de um senhor com um pincel e alguns artefatos, na barranca do rio, fazendo a retirada de um material que até então não tínhamos nenhuma suposição do que se tratava”, contou. “Pelas imagens, verifiquei que se tratava de ramo mandibular de um crocodiliano gigantesco, bastante conhecido na região, que é o purussauro.”

Para evitar danos ao fóssil, a equipe de paleontologia da Ufac viajou à Brasileia na terça-feira, 16. O fragmento foi envolvido em gesso e levado para o laboratório para trabalho de recuperação e estudos. Depois de recuperado, o material será exposto no Museu de Paleontologia da Ufac.