Projeto da Ufac aborda riscos de domesticação de animais silvestres

publicado: 04/09/2019 14h30, última modificação: 18/11/2022 16h10
Projeto da Ufac.jpg

Realizar ações educativas em escolas da rede pública localizadas em Rio Branco. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Educação Ambiental na Prevenção de Zoonoses Transmitidas por Animais Silvestres”, do curso de Medicina Veterinária da Ufac. Coordenado pela professora Vânia Ribeiro, o projeto visa conscientizar sobre riscos no uso e convivência com animais silvestres, enfatizando as principais doenças que podem ser transmitidas ao ser humano.

Da grade curricular à atividade de extensão, o projeto teve início a partir da criação de um grupo de pesquisa em animais silvestres, composto por estudantes de diferentes períodos de Medicina Veterinária. Atualmente, são cerca de 16 universitários com a perspectiva de atender cerca de 800 jovens e crianças das escolas estaduais Serafim Salgado, no bairro Esperança, e Dr. João Aguiar, no conjunto Manoel Julião. Essa é a segunda edição do projeto.

Projeto da Ufac aborda riscos de contato com animais silvestres

“Faz parte da nossa cultura tanto a criação de animais silvestres como animais de estimação. Uma grande quantidade de aves, macacos, jabuti e até pacas já vimos em cativeiro”, conta Vânia Ribeiro. “É importante ter em mente que, quando retiramos um animal da floresta, especialmente uma floresta rica como a nossa, nunca sabemos que tipo de micro-organismo estamos carreando para casa.”

O projeto consiste na apresentação de ações educativas por meio de teatro e apresentação de slides. A ideia é alertar jovens e crianças para eventuais perigos do contato com esses animais através das informações. Entre as doenças, como resultado de possível contato com bichos, estão: hepatite, raiva, brucelose, leptospirose, psitacose etc.

Como base para a atividade, os acadêmicos utilizam o livro “Animais Silvestres Convivência e Riscos”, das colaboradoras Vânia Ribeiro e Luciana Medeiros, o qual é disponibilizado gratuitamente pela Editora da Ufac (Edufac) na internet.

Projeto da Ufac aborda riscos de contato com animais silvestres