Reitora da Ufac participa da apresentação de projeto do MEC

publicado: 17/07/2019 16h06, última modificação: 18/11/2022 16h10
Ministro.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e a diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), participaram da apresentação do programa Future-se, do Ministério da Educação (MEC), na tarde dessa terça-feira, 16, em Brasília. Já na manhã desta quarta-feira, 17, a participação foi na apresentação oficial do projeto na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A proposta da iniciativa é modificar a forma de financiamento das instituições de ensino superior públicas federais, que passam, se o programa for aprovado e implementado, a ter que buscar financiamento privado para complementação orçamentária.

Com a proposta, as universidades públicas federais poderão realizar parcerias público-privadas, alugar imóveis e receber dinheiro de doações. No entanto, antes da implementação do Future-se, o governo federal pretendente realizar consulta pública pela internet, nos próximos 30 dias.

De acordo com Guida Aquino, trata-se de proposta construída pelo MEC sem a participação dos membros da Andifes. “É uma proposta que traz um conjunto de ideias, mas ainda sem muita clareza”, disse. “A Andifes vai montar grupos de estudo para aprofundamento dessa proposta, pois hoje temos mais dúvidas do que opiniões sobre o Future-se. Então, após o estudo, vamos decidir se vamos aderir ou não.”

Guida também contou que foi feito convite para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, participe de reunião no Pleno da Andifes no próximo dia 25 para debater o projeto.