Revista ‘Tropos’ abre submissões para dossiê sobre séries de TV

publicado: 05/07/2019 16h45, última modificação: 18/11/2022 16h09
0507201911.jpg

A revista “Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura”, da Ufac, está com submissões abertas para o dossiê “A Nova Era Dourada da Televisão: As Séries Contemporâneas”, até 20 de dezembro. Para esta edição, os editores convidados foram José Duarte e Ana Daniela Coelho, da Universidade de Lisboa, e Hermínia Sol, do Instituto Politécnico de Tomar.

O periódico é uma publicação semestral vinculada aos grupos de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura; Mídias, Imaginário e Representação: Uma Cartografia das Amazônias (Mirca), do curso de Jornalismo da Ufac. A revista é atualmente classificada como B3 na área de linguística e literatura, B5 na área de comunicação e informação e ciência política e relações internacionais.

Os interessados devem encaminhar propostas abordando os diferentes aspectos da chamada “Era Dourada”, entre 2000-2019, sobre séries criadas por diferentes nações (ou em coparceria) e a forma como estas se relacionam com a contemporaneidade. Os tópicos sugeridos incluem: séries de televisão e a contemporaneidade; séries de televisão enquanto documentos históricos; novos modos de produção e coprodução; gêneros e subgêneros; identidade e cultura nacional e/ou internacional; abordagens interdisciplinares; adaptações, remakes, reboots, sequelas, prequelas etc.; as séries criadas por fãs; a nova Era Dourada.

Os artigos devem apresentar entre 12-25 páginas, podem ser escritos em português ou inglês. Quaisquer questões podem ser dirigidas aos editores por meio do e-mail oficial do dossiê: tvseriesdossier@gmail.com.