Notícias

Semana acadêmica comemora 10 anos do curso de Nutrição

publicado: 10/09/2019 17h37, última modificação: 18/11/2022 16h10
Nutricao.jpg

A Ufac realizou a abertura da 1ª Semana Acadêmica de Nutrição na tarde dessa terça-feira, 10, no anfiteatro Garibaldi Brasil. O evento, que comemora dez anos de criação do curso de Nutrição, ocorre até sexta-feira, 13, no Centro de Convenções, e tem em sua programação palestras, mesas-redondas e lançamento de livro.

A solenidade iniciou com apresentação de vídeo animado que contou a história dos dez anos de curso, abordando desde sua criação, a primeira turma até os momentos atuais, com o lançamento da empresa júnior de Nutrição, a Nutri Jr.

O reitor em exercício, Josimar Batista, ressaltou a importância da presença de nutricionistas em todos os municípios do Acre e de mais investimentos em educação. “Um país que quer ser soberano precisa investir em educação; é preciso investir em pessoas e capacitá-las”, ponderou. “Não é cortando bolsas que esse país vai avançar. É investindo e fortalecendo a educação, com garantia de financiamento público. Essa é uma bandeira que defendemos.”

Semana Academica

A coordenadora de Nutrição, Eline Messias de Oliveira, lembrou os egressos, preceptores de estágio, alunos e todos os parceiros que ajudaram a construir a história do curso. “Quero agradecer toda a gestão da Ufac que nesses dez anos contribuiu muito com o crescimento do curso; em especial a gestão atual, que nos apoia na luta para implantar nossa clínica de Nutrição. Essa equipe veste a camisa do curso”, disse. 

O professor Pascoal Torres Muniz, responsável pela implantação do curso de Nutrição, foi homenageado durante o evento. Ele foi representado por sua filha, Iriah Muniz.

Homenagem

A palestra de abertura foi proferida pela professora Flávia Dias, com o tema “Panorama do Excesso de Peso e Obesidade em Rio Branco, Acre”. O evento contou ainda com o lançamento do livro “Nutrição Sustentável: Receitas para o Aproveitamento Integral dos Alimentos”, uma publicação do professor Alanderson Alves.

Também compuseram a mesa de honra o pró-reitor de Extensão e Cultura, Isaac Dayan; o diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Wagner de Jesus Pinto; a representante do Conselho Regional de Nutrição do Acre, Deltirene Cardoso; e a representante do Centro Acadêmico de Nutrição, Valéria Lima Campos.