Seminário sobre linguagens e culturas indígenas começa na Ufac

publicado: 05/11/2019 21h09, última modificação: 18/11/2022 16h10
Seminário sobre linguagens e culturas indígenas começa na Ufac.jpg

A Ufac promoveu a solenidade de abertura do 3º Seminário Internacional de Linguagens e Culturas Indígenas, na noite desta segunda-feira, 4, no auditório do Bloco dos Mestrados, no campus-sede. Com o tema “Línguas Ameríndias: Diversidades, Tradições e Memórias”, o evento tem duração de três dias e sua programação ocorre até esta quarta-feira, 6, com minicursos, oficinas, conferências, mesas-redondas e sessões de comunicações orais. O evento é realizado em parceria com o Conselho de Missões entre Povos Indígenas (Comin).

Representando a reitora Guida Aquino, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, reafirmou a parceira da Reitoria com o programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Ufac. “Faremos tudo para contribuir com o programa, que é de suma importância e discute questões relevantes.”

Seminário sobre linguagens e culturas

Segundo a presidente da comissão organizadora do seminário, Gabriela Codinhoto, a principal meta é promover um evento transfronteiriço de diálogos e debates. “Agradeço a toda comunidade indígena, razão da existência desse evento e a quem dedicamos todos os trabalhos, na esperança de que suas linguagens, culturas, memórias e tradições sejam cada dia mais respeitadas na academia e fora dela”, disse.

Em sua participação na solenidade de abertura, a coordenadora do Comin Acre Sul, Ana Patrícia Ferreira, leu uma nota de repúdio contra a violência aos povos indígenas e o assassinato do líder indígena Paulo Paulino Guajajara, divulgada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira.

Após a solenidade de abertura, a programação contou com a conferência “Traduções Culturais: Dilemas e Aproximações”, com a professora Marília Facó Soares, do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Compondo a mesa de honra também estava o professor do PPGLI da Ufac, Gerson Albuquerque.

Confira a galeria de fotos do evento.