publicado: 16/08/2019 15h53, última modificação: 18/11/2022 16h10
Datacenter.jpg

O primeiro data center (centro de processamento de dados) em contêiner modular do Acre e o único instalado em uma universidade federal do Brasil foi entregue pela Ufac, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), em solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira, 16, no hall da Reitoria.

Para garantir segurança às informações, a nova estrutura possui videomonitoramento, combate a incêndio e controle por sensores dos sistemas de alarme e refrigeração. O equipamento, que contribui para economia de energia, é um dos primeiros passos na política de inovação tecnológica da Ufac.

Ufac entrega novo e moderno centro de processamento de dados

A reitora Guida Aquino enfatizou que vai continuar buscando apoio e investimento para melhorar os serviços prestados pela universidade para os alunos e toda a sociedade acreana. “Temos que lutar pela única universidade pública do Acre para que ela contribua, cada vez mais, com nossa sociedade.”

O vice-reitor Josimar Batista destacou que o modelo de data center instalado é um dos mais modernos do país e com certificação internacional. “Estamos saindo de um emaranhado de fios, de um equipamento já antigo, para um data center moderno, de alta tecnologia, compatível com a proposta de modernização da Ufac.”

O diretor do NTI, Ítalo Campos de Melo Silva, disse que o novo data center vai facilitar o fluxo de informações e agilizar o trabalho do NTI.

Bancada federal

O investimento de R$ 3 milhões na compra e instalação do novo data center é oriundo de emendas da bancada federal do Acre. O deputado federal Alan Rick (PRB) esteve na solenidade representando os congressistas acreanos. Ele explicou que a bancada se reúne para debater emendas, que são impositivas, levando em consideração a importância do projeto. “A Ufac muito nos orgulha, porque, além de fazer bons projetos, como o do data center, realiza todo o processo de maneira célere e eficiente; isso tem dados bons resultados”, comentou.

Alan Rick também reiterou o apoio dos parlamentares acreanos na luta pelo descontingenciamento do orçamento da Ufac junto ao governo federal. “Estamos em processo avançado de negociações com o Ministério da Educação”, garantiu. “Tenham certeza de que não vamos deixar nossa universidade sem recursos. Contem com meu total apoio e o apoio da nossa bancada.”

A verba foi destinada à Ufac pelo senador Sérgio Petecão (PSD), pelos ex-senadores Gladson Cameli (PP) e Jorge Viana (PT) e pelos deputados federais Alan Rick (PRB), Flaviano Melo (MDB), Jéssica Sales (MDB), além dos ex-parlamentares César Messias (PSB), Leo de Brito (PT), Major Rocha (PSDB), Moisés Diniz (PCdoB), Raimundo Angelim (PT) e Sibá Machado (PT).