Alunos da Ufac acompanham casos de covid-19 via WhatsApp

publicado: 08/05/2020 12h04, última modificação: 18/11/2022 16h16
080520201.jpeg

Alunos do curso de Medicina da Ufac estão fazendo telemonitoramento de pacientes que tiveram contato com pessoas contaminadas e suspeitos de contaminação pela covid-19, por meio de ligações via WhatsApp. O acompanhamento remoto é diário e realizado por 55 acadêmicos. O projeto ocorre em parceria com o Núcleo de Telessaúde do Acre, da Secretaria Estadual de Saúde, e com a Secretaria Municipal de Saúde.

Os casos suspeitos são repassados pelo Disque Coronavírus, que também é um projeto do curso de Medicina da Ufac. Cada aluno acompanha, sob supervisão de um professor, em média, seis casos. “No total, passaram pelo telemonitoramento, até o momento, 1.097 casos e cerca de 350 pacientes receberam alta médica”, disse o coordenador do projeto, professor Rodrigo Pinheiro Silveira.

Além disso, o telemonitoramento será feito nos pacientes atendidos no hospital de campanha instalado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia. “Estamos acompanhando a elaboração de um protocolo clínico, elaborado com participação de professores da Ufac, e isso vai servir de orientação para o trabalho de acompanhamento remoto”, finalizou Silveira.