Alunos do curso de Medicina da Ufac produzem mais de 11 mil EPIs

publicado: 27/04/2020 15h17, última modificação: 18/11/2022 16h16
tamanho noticia-entrega EPIS.jpg

Estudantes do curso de Medicina da Ufac, com auxílio de voluntários, ultrapassaram a produção e entrega de mais 11 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde que atuam em hospitais públicos. Na manhã desta segunda-feira, 27, a reitora Guida Aquino participou de uma das entregas à unidade de pronto atendimento (UPA) do 2º Distrito de Rio Branco.

Ela parabenizou o empenho dos alunos e do coordenador do projeto, médico e professor Fernando de Assis. “Esses EPIs produzidos e entregues pelos alunos ajudam a salvar vidas”, pontou Guida. “Precisamos manter o cuidado com aqueles que trabalham com muito amor, os profissionais de saúde.”

O projeto “EPIs Covid-19” conta com a participação de 20 alunos e voluntários, cujo número varia a cada dia. “Nossa meta inicial era produzir 5 mil EPIs”, contou Fernando de Assis. “Hoje mais que dobramos a produção. Estamos trabalhando como se fosse uma pequena fábrica para ajudar os profissionais de saúde.”

Os EPIs foram doados para as unidades públicas de saúde de Rio Branco e para a casa de repouso Lar Vicentino; também foram enviados para os municípios acreanos de Assis Brasil, Acrelândia, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Plácido de Castro, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiormard, Mâncio Lima, Xapuri, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Tarauacá. Além de Ponta do Abunã e Vila Campinas, em Rondônia, e Boca do Acre (AM).

(Ascom/Ufac)