Jornalismo da Ufac conquista prêmios em evento de comunicação

publicado: 27/10/2020 14h10, última modificação: 18/11/2022 16h16
271020202.jpeg

O curso de Jornalismo da Ufac foi destaque na 1ª edição do Encontro Inter-Regiões Intercom, evento que este ano substitui a Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom). Os vencedores da premiação foram revelados na última sexta-feira, 23. Os acadêmicos da Ufac conquistaram sete categorias das oito em que concorriam.

Reportagem Impressa, Plano de Assessoria, Reportagem em Telejornalismo, Produção em Radiojornalismo, Radionovela, Revista Laboratório foram as categorias vencidas pelos universitários acreanos que, após a conquista, passam a preparar-se para a disputa nacional. A lista de vencedores será divulgada em 10 de dezembro, durante a cerimônia de encerramento do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, este ano promovido pela Universidade Federal da Bahia.

Prestes a completar 20 anos de criação, a graduação em Jornalismo da Ufac encara as conquistas de forma festiva. “A premiação trouxe ânimo para alunos e professores em tempos incertos e incentivou os demais alunos do curso a inscreverem suas produções futuras”, disse a coordenadora de Jornalismo, Tatyana Lima. “Foi um feito histórico para o curso que, ano que vem, estará em festa pelos seus 20 anos.”

Um misto de orgulho, medo, nervosismo e felicidade. É assim que Maria Fernanda Farias, do 3º período, aborda sua participação no evento na categoria Plano de Assessoria. Ela relatou que nunca pensou que pudesse ganhar um prêmio com uma atividade realizada em sala de aula, ao lado dos amigos. “A conquista mostra que os alunos estão aprendendo os conteúdos passados nas disciplinas e que os projetos desenvolvidos têm qualidade.”

Também do 3º período, Pâmela Celina Macedo venceu na categoria Radionovela, com a produção “A Noiva de Setembro”, trabalho que aborda as fake news e a ocorrência de suicídios. Segundo ela, a conquista em uma premiação regional é um reconhecimento para o trabalho desenvolvido por alunos e professores. “O prêmio mostra como todos os que trabalham no curso estão empenhados com as produções acadêmicas.”

Bicampeões

Pâmela Freitas e Gabriel Freire, do 8º período, participaram pela segunda vez da Expocom e, pelo segundo ano consecutivo, trouxeram dois prêmios para a Ufac. Vencedora na categoria Jornal Laboratório na edição de 2019 do evento, este ano Pâmela ficou com o primeiro lugar na modalidade Revista Laboratorial Impressa.

“As duas premiações que recebi no Intercom foram em conjunto com minha turma. Nessas duas premiações, produzimos, escrevemos, editamos e fotografamos as matérias”, contou Pâmela. “O prêmio consolidou o trabalho realizado pela turma, além de nos permitir conhecer o trabalho feito em outras universidades.”

Após viajar, em 2019, de Rio Branco a Manaus e mais oito horas de Manaus a Parintins para conquistar a Expocom na modalidade Reportagem Impressa, Gabriel Freire recebeu, via internet, a notícia que tinha conquistado pela segunda vez a premiação.

Ano passado ele não conquistou o primeiro lugar na edição nacional, mas este ano está confiante. “Já participei e chegamos bem perto. Este ano conquistamos, mais uma vez, na região Norte e acredito que o curso de Jornalismo da Ufac está pronto para conquistar o tão sonhado prêmio nacional.”