Live discute botânica e etnobotânica no Acre e apresenta livro

publicado: 23/09/2020 21h06, última modificação: 18/11/2022 16h16
230920202.jpg

A Ufac e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Acre (Embrapa-AC) realizam a transmissão ao vivo “Botânica, Etnobotânica e Agrobiodiversidade no Acre”, nesta segunda-feira, 28, às 19h, por meio do YouTube.

Com o objetivo de discutir novidades em pesquisas sobre o tema, o evento também apresenta o livro “Etnobotânica e Botânica Econômica do Acre” (Edufac, 2016, 410 p.), fruto de uma colaboração entre a Editora da Ufac (Edufac) e a Embrapa-AC.

O projeto para o livro surgiu há mais de dez anos e complementa dois marcos editoriais na área de botânica no Acre: a “Enciclopédia da Floresta” (2001) — organizada pelo professor Mauro William Barbosa de Almeida, da Universidade Estadual Paulista, e pela professora Manuela Carneiro da Cunha, da Universidade de Chicago — e o “Primeiro Catálogo da Flora do Acre” (2008), organizado pelo botânico Douglas C. Daly, do Jardim Botânico de Nova York, e pelo professor Marcos Silveira, da Ufac.

A obra foi lançada na versão digital em 2016 e conta com download gratuito. Contém trabalhos realizados por pesquisadores ligados à Embrapa, ao Parque Zoobotânico da Ufac e a outras instituições. Nesse evento será apresentada a versão impressa, que poderá ser adquirida pelo público.

Destinado a pesquisadores, técnicos e administradores de projetos que trabalham com povos tradicionais e gestão ambiental, o livro pretende fomentar debates técnicos e subsidiar políticas públicas regionais com foco na valorização do conhecimento tradicional e desenvolvimento local.

Além disso, enfatiza três macrotemas: cotidiano das pessoas que vivem do extrativismo vegetal e sua relação com as espécies vegetais; importância do uso e comercialização das plantas pela população rural e urbana; conservação e manejo de espécies extrativas e agroflorestais.