Projeto da Ufac doa álcool em gel e sabonete líquido para prefeitura

publicado: 28/07/2020 12h42, última modificação: 18/11/2022 16h16
280720201.jpg

A Ufac, por meio do projeto Mãos que Salvam, doou 400 unidades de álcool em gel e 400 unidades de sabonete líquido para a Prefeitura de Rio Branco. O material foi entregue a representantes da prefeita Socorro Neri na tarde dessa segunda-feira, 27, no campus-sede. Os produtos serão utilizados por profissionais que prestam serviços de primeira necessidade à comunidade acreana e para distribuição a pessoas em situação de rua.

A reitora Guida Aquino disse que a universidade trabalha em várias frentes desde o início da pandemia da covid-19. “São projetos como o Mãos que Salvam que estão atendendo a comunidade e a sociedade acreana. O projeto começou suas atividades em junho e agora está fazendo doação do material produzido para a Polícia Militar e a Prefeitura de Rio Branco.”

280720202.jpg

Ela também ressaltou que a Ufac atua com protagonismo no enfrentamento do novo coronavírus no Acre. “Máscara de proteção e álcool em gel são materiais que, a partir de agora, passam a ser essenciais em nossas vidas; esse projeto é um orgulho para a universidade.”

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Núbia Musis, destacou a parceria da universidade com a prefeitura em várias ocasiões. “Essa é mais uma doação que nos atende neste momento de pandemia. A primeira doação foi de EPIs [equipamentos de proteção individual] para profissionais que trabalham na linha de frente”, lembrou. “Essa doação irá beneficiar todos os profissionais de assistência social, além de ser utilizada para distribuição à população em situação de rua”.

Durante o ato de entrega do material, representantes da Prefeitura de Rio Branco conheceram o Laboratório de Microbiologia, no bloco de Nutrição, onde o projeto realiza a produção do material doado. Na ocasião, foi apresentado um dispensador de álcool em gel de baixo custo, desenvolvido pelo projeto. Feito com tubo de PVC, o equipamento pode ser instalado em locais de grande circulação de pessoas, além de ser mais barato e fácil de produzir do que os totens disponíveis no mercado.

280720203.jpg

O coordenador do projeto é o professor Dayan Marques, junto a alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição. “Nesse projeto de ensino utilizamos química, física, matemática, farmacotécnica, microbiologia e biossegurança”, explicou. “É um grande ganho intelectual para os estudantes, além de ficar marcado na vida deles, pois durante a pandemia estavam trabalhando ativamente em prol da sociedade.”

Os estudantes chegaram a produzir uma tonelada de álcool em gel desde o início do projeto, em 9 de junho. Para isso contam com materiais doados pela Ufac, com ajuda financeira do Ministério Público do Trabalho, e doações voluntárias. Toda a prestação de contas é feita no site do projeto.

280720204.jpg