Extensão

Projeto da Ufac promove treinos de atletismo para comunidade

publicado: 21/02/2020 11h34, última modificação: 18/11/2022 16h15
210220202.jpg

É preciso estar às 5h na Pista de Atletismo da Ufac, no campus-sede, para participar do projeto de extensão Atletismo Zátopek. Apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ele ensina treinos de corrida, utilizando o método Zátopek. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira.

O nome do projeto é uma homenagem ao atleta tcheco Emil Zátopek, único a vencer os 5 mil metros, os 10 mil metros e a maratona em uma mesma Olimpíada, em Helsinque-1952. O treinamento desenvolvido pelo atleta revolucionou o esporte.

A proposta do programa, que começou nessa quarta-feira, 19, é identificar novos talentos no atletismo, além de promover mais saúde e qualidade de vida. Um dos destaques do projeto é o atleta Jonailton França, um dos principais do Estado do Acre, vencedor de competições regionais e nacionais.

O coordenador da atividade, Pedro Raimundo Souza, explicou que o método intercala treinos de corrida de resistência e de velocidade. “Criamos uma tabela de treinos para cada atleta, focando na melhora da performance e na participação em competições”, disse.

O projeto é aberto às comunidades interna e externa; as inscrições são feitas nos dias de treino, das 5h às 7h, na Pista de Atletismo da Ufac.