Psicologia da Ufac elabora ações via internet contra covid-19

publicado: 15/07/2020 11h50, última modificação: 18/11/2022 16h16
150720201.jpeg

O curso de Psicologia da Ufac desenvolve projeto com ações para enfrentamento de efeitos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, utilizando a internet por meio de redes sociais e e-mails. A iniciativa tem participação de seis servidores da universidade, que orientam a atuação de 32 estudantes.

Composto por seis eixos, o projeto aborda questões e públicos diversos: pessoas em vulnerabilidade social, mulheres, indígenas, imigrantes, luto, idosos, movimentos sociais, entre outros.

“Conecta Psi: Apoio em Saúde Mental durante a Covid-19 no Acre” é o primeiro eixo. Seu objetivo é informar sobre sintomas psicológicos no contexto do isolamento social, com produção de material e divulgação de serviços sobre saúde mental e atenção psicossocial no Estado. Confira fanpage no Facebook.

O eixo 2, “Cuide-se: Atenção Psicossocial diante da Pandemia da Covid-19”, visa dar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social, a comunidades, coletivos e movimentos sociais. Realiza mapeamento de redes de saúde mental e socioassistencial durante a pandemia. Contatos pelo e-mail cuidese.ufac@gmail.com.

O terceiro eixo refere-se a “Acolhimento à Pessoa Idosa: Do Fundo Existencial ao Sofrimento Emocional”. Desenvolve estratégias para acolher idosos, com produção de materiais informativos e auxílio no esclarecimento de dúvidas sobre a vida idosa. Confira fanpage no Facebook.

O eixo 4 é uma rede de acolhimento para mulheres em situação de violência; intitula-se “Elas com Elas”. Esse projeto tem vínculo com o Laboratório de Estudos e Pesquisas Feministas em Saúde Mental, Cultura e Psicanálise e com a Rede Psi. Contatos pelo e-mail elascomelas2020@gmail.com.

No quinto eixo há um trabalho com grupos minoritários (indígenas, população negra, imigrantes e refugiados). O projeto “Ufac Psico contra a Covid-19” busca articulação com instituições governamentais para ações de arrecadação; faz mapeamento dos movimentos negros do Acre; elabora informativos que possam ajudar na prevenção do novo coronavírus e realiza atividades para minimizar a xenofobia e o racismo. Confira fanpage no Facebook.

Com o objetivo de ajudar na elaboração do luto durante o isolamento social, o eixo 6, “Partidas e Partilhas: Possibilidades de Elaboração do Luto em Tempos de Covid-19”, é voltado ao apoio a pessoas que tiveram perdas de familiares devido ao coronavírus. Produz material informativo sobe o luto; auxilia famílias e amigos e elaborar memoriais no formato de cartas, poemas e vídeos. Também conta com grupo no WhatsApp destinado à livre expressão no momento de pesar. Confira fanpage no Facebook; e-mail: partidasepartilhasufac@gmail.com.