Notícias

Reitora da Ufac apresenta projetos ao senador Petecão

publicado: 07/02/2020 17h04, última modificação: 18/11/2022 16h15
Reitoria.jpg

Em busca de apoio para manutenção da universidade e investimentos em novos projetos, a reitora da Ufac, Guida Aquino, reuniu-se com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) para tratar dos cortes em verbas previstas para manutenção da Ufac e na verba do Plano Nacional de Assistência Estudantil em 2020, que impactam diretamente em bolsas e auxílios a estudantes e no funcionamento do Restaurante Universitário (RU). O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 7, na sala de reuniões da Reitoria.

Foram apresentados ao senador os projetos do Hospital Universitário do campus de Rio Branco, do RU do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, da ampliação de blocos do campus de Brasileia, da conclusão do Centro de Excelência em Energia do Acre e da vinda do Colégio de Aplicação para o campus-sede. 

Guida ressaltou que os cortes da ordem de R$ 17 milhões nas verbas de manutenção irão impactar no funcionamento da instituição. “Precisamos de apoio da bancada federal acreana para manter a Ufac e também para crescer; esse é o nosso objetivo.” 

Reitora da Ufac apresenta projetos ao senador Petecão

Dentre os projetos que o senador Petecão manifestou apoio estão o do RU do campus Floresta e do Hospital Universitário. “O hospital é de grande importância para o Estado do Acre e por isso vou buscar apoio do governo do Estado e da bancada federal acreana”, disse. “Vamos usar toda a nossa força política para realizar esse projeto. Quantos aos outros projetos, vamos em busca de emendas individuais para liberação de verbas.” 

Os cortes no orçamento previsto para manutenção da Ufac obedecem às regras da emenda constitucional  número 95 do Teto dos Gastos Públicos, que limitou o crescimento das despesas do governo brasileiro durante 20 anos.