Seminário on-line aborda teatro do oprimido com discussões e oficinas

publicado: 08/07/2020 12h30, última modificação: 18/11/2022 16h16
080720201.jpg

O programa de pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Ufac é parceiro na realização do Seminário de Teatro do Oprimido em Casa (Setoca), que ocorre de 27 a 31 de julho, no formato on-line, devido à pandemia de covid-19, com o tema “Solidariedade, Empatia, Reinvenção”.

Na programação do evento constam palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações orais em vídeo, oficinas e apresentações estéticas virtuais, tudo com interpretação em língua brasileira de sinais (Libras).

As inscrições estão abertas no site do Setoca-2020. O prazo para submissão de apresentações artísticas virtuais, comunicações orais em vídeo e oficinas virtuais é de 8 a 21 de junho.

O Setoca-2020 é uma realização do Instituto Federal Fluminense (RJ), através do curso superior de Teatro (licenciatura), em parceria com o PPGAC da Ufac, o curso de Teatro (licenciatura) da Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal).

Confira o perfil do evento no Instagram. Mais informações ou para esclarecimento de dúvidas, envie e-mail para setoca20@gmail.com.

Histórico

O Setoca começou em 2018, na Urca (Ceará), a partir de inquietações promovidas pelo grupo de pesquisa Pedagogias do Teatro no Cariri (Peteca), que investiga possibilidades de atuação e contribuição do teatro do oprimido na região.

Em suas primeiras edições, o evento foi intitulado Seminário de Teatro do Oprimido no Cariri. Hoje procura a continuidade das reflexões realizadas desde sua criação, com o objetivo de possibilitar o crescimento de pesquisa e extensão, contribuindo para o ensino na busca coletiva de instrumentos concretos de superação das condições atuais e acenando a novas invenções.