Reitoria

Ufac aborda pesquisa e estágio em reunião com governo do AC

publicado: 20/01/2020 11h16, última modificação: 18/11/2022 16h15
200120201.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Batista reuniram-se com o chefe da Casa Civil do governo do Estado do Acre, José Ribamar Trindade, e o secretário de Saúde do Estado do Acre, Alysson Bestene, para discutir parcerias em pesquisa e a ampliação de vagas de estágio em residência médica. O encontro foi realizado na tarde dessa sexta-feira, 17, na Casa Civil. 

A primeira parte da reunião foi dedicada à habilitação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) para receber investimentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), na ordem de R$ 80 milhões, distribuídos entre várias instituições nos próximos cinco anos para aumentar a permanência de pesquisadores na região Norte.

Apenas as fundações de pesquisa do Estado do Acre e de Roraima não assinaram o protocolo de intenções para receber o recurso da Capes. “Por isso, desejamos que a Fapac participe desse processo”, disse Guida Aquino. “A Fapac sempre foi muito parceira da Ufac em editais de financiamento de pesquisas e pós-graduação, parceria que queremos manter.” 

O recurso da Capes também contempla bolsas de estudo. “Com esse apoio da Fapac, queremos viabilizar pesquisas cada vez mais demandadas pela necessidade de desenvolvimento do Estado”, ponderou Josimar Batista. 

José Ribamar Trindade afirmou que o Estado pretende, por meio da Fapac, manter a parceria com a Ufac. “O governador tem intenção de fazer o que for possível para dar apoio na área de pesquisa, porque o Estado precisa.”

A segunda pauta da reunião foi o apoio, a ampliação e novos projetos para o estágio de alunos dos cursos da área de saúde. Alysson Bestene ouviu as demandas expostas pelo coordenador do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família e Comunidade, Carlos Frank Viga Ramos, e marcou nova reunião para debater o tema.