Ufac busca apoio da bancada federal e do governo para construir HU

publicado: 31/08/2020 16h36, última modificação: 18/11/2022 16h16
310820201.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Batista reuniram-se por videoconferência nesta segunda-feira, 31, com representantes da bancada do Acre no Congresso Nacional, deputadas federais Jéssica Sales (MDB) e Perpétua Almeida (PCdoB), e com o governador do Estado, Gladson Cameli (Progessistas). A pauta da reunião foi o projeto do Hospital Universitário (HU), orçado em cerca de R$ 225 milhões; na primeira etapa do projeto são necessários R$ 175 milhões

Guida Aquino pediu união da bancada federal na alocação de emendas parlamentares para o projeto do HU. Ela ressaltou a importância do hospital para a população acreana. “Sabemos do problema das pessoas que precisam fazer tratamento fora de domicílio; com o HU, os acreanos não vão precisar sair do Estado para fazer tratamento de saúde. Esse é apenas um dos benefícios. No Amapá, por exemplo, os parlamentares se uniram e destinaram uma emenda de bancada para a construção do hospital.”

Perpétua Almeida garantiu apoio à universidade. “Podemos criar uma emenda específica para a Ufac e cada um dos parlamentares poderia definir um valor para ajudar na construção do hospital.” Jéssica Sales contou que encaminhou a demanda ao relator do orçamento de 2021, senador Márcio Bittar (MDB-AC). “Vou trabalhar com a bancada federal para que possamos alocar os recursos necessários.”

310820202.JPG

O governador Gladson Cameli também busca apoio para a construção do HU. “Os meus olhos brilham quando vejo um projeto como esse”, disse. “Enquanto a apresentação estava sendo feita, já até imaginei a obra pronta, ajudando nossa população. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso para que esse projeto saia do papel.”

O HU da Ufac está projetado para ofertar 320 leitos e oito UTIs. A estimativa é que 1.800 novos servidores sejam contratados para atender as demandas do hospital. Entre os serviços prestados pelo HU, constam atendimento em regime ambulatorial, atendimento em regime de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico, desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa, gestão, execução administrativa e apoio logístico.

310820203.JPG