Ufac e UFPR sediam fórum de PPGs em linguística e literatura

publicado: 08/10/2020 11h41, última modificação: 18/11/2022 16h16
081020203.jpeg

O programa de pós-graduação (PPG) em Letras: Linguagem e Identidade, da Ufac, e o PPG em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediaram o 1º Fórum de Coordenadores de PPGs da Área de Linguística e Literatura das Regiões Norte e Sul. O evento ocorreu na segunda-feira, 5, e terça-feira, 6.

Mais de 50 representantes de PPGs das duas regiões participaram do fórum, além de convidados da região Sudeste. Também participaram a coordenadora e o coordenador adjunto da área na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Germana Sales e José Magalhães.

Para os organizadores, professores Gerson Albuquerque (Ufac) e Maurício Cardozo (UFPR), os objetivos do fórum foram alcançados e esclarecimentos, discussões e encaminhamentos aprovados serão de grande relevância para o trabalho das coordenações dos cursos de mestrado e doutorado vinculados à área de linguística e literatura, especialmente nos momentos decisivos de encerramento do quadriênio 2017-2020, quando a Capes realizará nova avaliação da pós-graduação brasileira. No foco dos debates esteve a nova ficha de avaliação da quadrienal, as políticas e ações de integração e solidariedade, a produção acadêmica de docentes e discentes e os desafios para a consolidação ou fortalecimento dos PPGs nas duas regiões.

Para o planejamento futuro foram sinalizadas ações objetivando a estreita cooperação entre os programas do Norte e do Sul em um amplo projeto de integração acadêmica nacional e de internacionalização pelas margens e fronteiras do país. A novidade do fórum foi a realização de uma sessão específica com representantes estudantis de todos os PPGs como forma de ampliar os espaços de debates sobre os desafios da pós-graduação nos tempos presentes.

No ato de encerramento, que também contou com a participação do presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, Frederico Augusto Garcia Fernandes, foram aprovadas duas notas: a primeira solicitando um maior diálogo entre a Capes e o CNPq para buscar soluções técnicas para a importação de dados entre a Plataforma Lattes e a Plataforma Sucupira; e a segunda, com um foco mais político, exigindo do governo federal a imediata nomeação do reitor e vice-reitor eleitos pela comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pará, em respeito à autonomia e a democracia universitárias.