Ufac recebe governador e prefeita em trabalho de produção de EPIs

publicado: 09/05/2020 10h43, última modificação: 18/11/2022 16h16
visita gov epi.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Batista acompanharam o governador do Estado, Gladson Cameli, e a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, em visita ao campus-sede para observar a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) destinados a profissionais do serviço público de saúde.

A visita ocorreu na tarde dessa sexta-feira, 8, no bloco Francisco Mangabeira, onde alunos do curso de Medicina, com apoio de voluntários, estão produzindo os EPIs, sob coordenação do professor Fernando de Assis, para auxiliar no combate à pandemia da covid-19.

Guida contou que o projeto tem recebido apoio de diversos setores da sociedade. “Temos que agradecer muito aos vários parceiros, entre eles, empresários como o Beto Contri, dono do Café Contri, que, além de adaptar o maquinário para a produção dos equipamentos, ainda ajudou a organizar a ação, a partir de um modelo industrial.”

A meta inicial do projeto era a fabricação de 5 mil EPIs. No entanto, com o aumento do número de casos de contaminação pela covid-19, foi preciso aumentar a capacidade de produção. Foram entregues 20 mil EPIs e ainda tem mais 20 mil em estoque, prontos para entrega às unidades de saúde. “Nossa meta é produzir 100 mil equipamentos de proteção”, informou Fernando de Assis.

O vice-reitor Josimar Batista destacou que os alunos passaram por consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AC) para transformar um pequeno projeto num produtor de larga escala de aventais e escudos faciais.

Gladson Cameli elogiou a iniciativa dos alunos e agradeceu pelo empenho em proteger a vida de profissionais de saúde do Estado. “Eu vou ajudar no que for necessário, no que eu puder, porque o Estado precisa”, disse. “O fato dos alunos estarem aqui, se disponibilizando, junto com a reitora, a Ufac e os empresários, me obriga também a fazer a minha parte.”

Socorro Neri agradeceu o apoio da universidade no combate à pandemia do novo coronavírus. “A Ufac tem nos ajudado em diversos aspectos, inclusive a tomar decisões durante este momento de epidemia.”

(Ascom/Ufac)