Notícias

Workshop on-line aborda queimadas na Amazônia Sul-Ocidental

publicado: 12/06/2020 16h42, última modificação: 18/11/2022 16h16
Workshop.jpg

O campus Floresta da Ufac organiza o workshop “Queimadas na Amazônia Sul-Ocidental: Uso da Terra, Desmatamento, Saúde e Extremos Climáticos”, no formato on-line, de 15 a 19 de junho, com abertura às 9h (horário do Acre), 11h (horário de Brasília). A programação consiste em conferências, discussões e capacitações com especialistas, com interpretação em língua brasileira de sinais (Libras).

As inscrições devem ser feitas pela internet. A transmissão será realizada pelo canal da Ufac no YouTube e pela fanpage do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama/Ufac).

Segundo a organizadora do evento, Sonaira Souza Silva, professora do campus Floresta da Ufac, o workshop é motivado pela preocupação com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e seus povos. “Em nosso Estado, áreas queimadas para desmatamento, agricultura e pastagem em 2019 foram 80% maior que em 2018, demonstrando o crescente problema que traz o fogo, gerando impactos negativos diretos e indiretos para nossa sociedade, os quais necessitam ser discutidos”, disse.

Ela ressaltou que o fogo tem sido uma ferramenta ancestral para manejo das terras. “Entretanto, o aumento substancial das queimadas e incêndios florestais nos últimos anos, combinado a secas extremas, como em 2005, 2010 e 2016, contribuíram para degradação pelo fogo de mais de 500 mil hectares de florestas em pé, somente no Acre.”

O workshop é promovido pelos projetos Acrequeimadas, MapFire, TERRAMZ (projeto integrado da Amazônia). A iniciativa conta com envolvimento de diversas instituições, com a presença de pesquisadores da Ufac, Cemaden, Embrapa, Inpe, UFABC, Inpa, Ipam, Ministério Público do Estado do Acre, Ministério Público Federal, entre outras.

Para mais informações, acesse LabGama, Map Fire Project (Twitter e Instagram); email: sonairasilva@gmail.com.

Confira a programação e palestrantes que participam do evento.

Workshop on-line aborda queimadas na Amazônia Sul-Ocidental