Evento da Ufac comemora Dia Mundial do Teatro do Oprimido

publicado: 04/03/2021 12h38, última modificação: 18/11/2022 16h19
040320216.jpg

O Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (Gesto) da Floresta, programa de extensão da Ufac, promove o Dia Mundial do Teatro do Oprimido-2021, com evento em 16 de março, na modalidade on-line. Na programação constam atividades como oficina de teatro e palestra com a atriz e diretora mexicana Ana Lucero.

A ideia é possibilitar reflexões sobre a prática da metodologia do Teatro do Oprimido, a partir de olhares amazônicos. O evento é sediado na Ufac, sob organização do professor Flávio da Conceição. Ele destacou a participação da atriz e diretora mexicana Ana Lucero, como palestrante.

“Ela vai falar sobre as aproximações da metodologia do Teatro do Oprimido com a Teologia da Libertação”, disse. “Será um tema muito instigante, pois muitos pesquisadores e praticantes da modalidade não refletem sobre as questões espirituais relacionadas ao Teatro do Oprimido.”

Em 16 de março é comemorado o aniversário do método do Teatro do Oprimido, do teatrólogo Augusto Boal. “Trabalhei diretamente com Boal, que nunca queria comemorar seu aniversário; ao invés disso, ele nos solicitava a realização de eventos teatrais em várias partes do mundo, com todos os grupos de Teatro do Oprimido”, contou Flávio.

O professor explicou ainda que as pesquisas do grupo de estudos criam práticas artísticas e teorias que abordam a complexidade do ser humano, estratégias políticas afetivas para transformação da “sociedade opressora em que vivemos”. “Levamos em consideração também os ensinamentos ancestrais e os conhecimentos da espiritualidade indígena, das experiências do Santo-Daime e das plantas professoras. Tudo isso na construção de práticas artísticas que beneficiem a percepção do ser humano como um agente de transformação social”, comentou.

Entre as atividades do grupo está o primeiro evento do Dia Mundial do Teatro do Oprimido no Acre, realizado em 2018. Além disso, neste ano o coordenador do projeto representou a Ufac em oficina de teatro em universidades de Taiwan, na Ásia. Em 2020, o grupo realizou uma oficina virtual de Teatro do Oprimido, com experiências sobre teorias e práticas envolvendo os participantes.

Essa edição do evento conta com a participação de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas, das Universidades Federais de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Estado do Rio de Janeiro; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, entre outros.

040320217.jpg