Notícias

Livro aborda formas de olhar e narrar o Acre no início do século 20

publicado: 15/01/2021 17h35, última modificação: 18/11/2022 16h19
150120213.jpg

O professor e historiador da Ufac, Francisco Bento, publicou o livro “Acre, Formas de Olhar e de Narrar: Natureza e História nas Ausências” (editora Nepan), na versão digital e no formato impresso, o qual pode ser encontrado na livraria Paim ou com o autor.

A obra é derivada do projeto Acre como Caricatura, com o qual o escritor concorreu ao edital do Cartão Pesquisador da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, sendo desenvolvido, posteriormente, durante seu período de estágio no pós-doutorado, entre 2019 e 2020, no programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A publicação discute representações do Acre na primeira metade do século 20, relacionando-se com a linha de pesquisa Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas, em que o professor participa no programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Ufac.

“Desenvolvi o trabalho com imagens, charges, fotografias, poemas, relatos de viagem sobre como o Acre era representado nesse período, privilegiando materiais que levam para o lado do jocoso, da ironia”, disse Francisco Bento.