PPG em Letras tem participação de professores renomados

publicado: 29/01/2021 17h01, última modificação: 18/11/2022 16h19
290120214.jpeg

O programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), da Ufac, recebe, desde 15 de janeiro, a participação de dois professores de renome no meio acadêmico e científico. Da Universidade de Santiago (Chile), o curso conta com a professora Ana Pizarro, e da Universidade da Califórnia (do campus de Davis, nos Estados Unidos), com o professor Leopoldo Bernucci. Eles trabalham na disciplina Culturas e Literaturas da Pan-Amazônia.

Ana Pizarro, ensaísta, escritora e crítica literária, é autora e organizadora de mais de 15 livros, dos quais se destacam “Amazônia: As vozes do Rio — Imaginário e Modernização” (2012) e a trilogia “Latinoamérica: El Processo Literario” (2014), cuja 1ª edição foi publicada no início dos anos 1980, resultado de um trabalho coletivo que envolveu os mais importantes críticos literários latino-americanos, tais como Ángel Rama, Antonio Cândido, Beatriz Sarlo, Carlos Pacheco e Roberto Schwarz.

Leopoldo Bernucci, ensaísta, escritor e crítico literário, também é autor e organizador de mais de uma dezena de livros; ele tem se dedicado à pesquisa do legado literário de escritores como Euclides da Cunha e Jose Eustasio Rivera. Dentre suas publicações mais recentes, estão “Paraiso Suspeito: A Voragem Amazônica” (2017), a edição revista e ampliada de “À Margem da História de Euclides da Cunha” (2019), realizada em coautoria com Francisco Foot Hardman e Felipe Rissato, e “Benjamín Saldaña Rocca: Prensa y Denuncia en la Amazonía Cauchera” (2020), em coautoria com Ana Varela Tafur.

Para o coordenador do PPGLI, Gerson Albuquerque, a participação de Pizarro e Bernucci qualifica muito as atividades acadêmicas da pós-graduação em Linguística e Literatura da Ufac e enseja uma oportunidade ímpar para os mestrandos e doutorandos do programa manterem contato com esses intelectuais, que são de fundamental importância para o amadurecimento teórico de seus estudos e pesquisas.