Notícias

Professor da Ufac publica ‘Atlas da Obesidade no Estado do Acre’

publicado: 22/04/2021 17h28, última modificação: 18/11/2022 16h19
220420212.jpg

O professor da Ufac, Alanderson Alves Ramalho, publicou o e-book “Atlas da Obesidade no Estado do Acre” (Edufac, 32 p.), disponível para download gratuito. O trabalho apresenta prevalências de excesso de peso e obesidade em crianças (0 a 4 anos e 5 a 9 anos), adolescentes e adultos, prevalência de sobrepeso em idosos e suas distribuições nos 22 municípios e três regiões de saúde do Estado do Acre.

O atlas foi construído utilizando dados de acesso público e irrestrito do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, referente ao ano de 2019, e foi inspirado na publicação “Situação Alimentar e Nutricional no Brasil: Excesso de Peso e Obesidade da População Adulta na Atenção Primária à Saúde (APS)”, do Ministério da Saúde (MS).

Além disso, é um dos resultados de projeto de pesquisa, extensão e formação com foco no sobrepeso e obesidade no âmbito da atenção primária de saúde no Estado do Acre, conduzido pelo grupo de pesquisa em Saúde Coletiva na Amazônia, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre e Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Acre. Foi financiado pelo MS e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também está disponível no YouTube um vídeo com resumo dos principais resultados do atlas.