Notícias

Professores da Ufac publicam artigo sobre papilomavírus bovino

publicado: 11/08/2021 17h31, última modificação: 18/11/2022 16h20
110820211.jpeg

Os professores Cíntia Daudt e Flavio Roberto Chaves da Silva, do Laboratório de Virologia Geral e Parasitologia (Labvirpa), da Ufac, são coautores do artigo “The Genetic Diversity of ‘Papillomavirome’ in Bovine Teat Papilloma Lesions” (A diversidade genética de “papilomavírus” em lesões de papiloma de tetos bovinos) publicado, em inglês, na revista “Animal Microbiome”, em 28 de julho.

Cíntia foi responsável por caracterizar sete novos tipos de papilomavírus de bovinos e Flavio Roberto, ainda durante seu doutorado, distinguiu dois novos tipos. Com essa nova publicação, mais 14 novos tipos virais são caracterizados pelo grupo de pesquisa. “Este grupo de pesquisa em papilomavírus animais, do qual professores da Ufac são importantes membros, é um dos mais relevantes sobre o tema no Brasil e tem contribuído substancialmente para a caracterização de novos vírus nos últimos anos”, disse Flavio Roberto.

Os papilomas que afetam os tetos predispõem as vacas leiteiras a doenças secundárias e, muitas vezes, ocasionam a eliminação de animais com alto valor zootécnico do plantel. “Uma vez que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne bovina, é importante conhecer a diversidade do papilomavírus em bovinos, pois esse vírus induz à papilomatose, causando grandes perdas econômicas ao agronegócio”, ponderou o professor.

O Labvirpa também produz a vacina autógena no controle da papilomatose bovina e canina, inclusive para produtores e tutores na região de Rio Branco e interior.