Projeto do HU da Ufac é apresentado na Câmara de Vereadores

publicado: 24/09/2021 15h51, última modificação: 18/11/2022 16h20
Projeto do HU da Ufac é apresentado na Câmara de Vereadores.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Batista participaram de audiência pública da Câmara de Vereadores de Rio Branco para apresentar o projeto do Hospital Universitário (HU), na manhã desta sexta-feira, 24, de forma on-line. A sessão foi solicitada pela vereadora Michelle Melo (PDT-AC).

A reitora agradeceu a iniciativa e o apoio da parlamentar e explicou a importância do projeto para o Acre. “Não é um hospital da Ufac, o Hospital Universitário é do Estado do Acre”, disse. “O objetivo dele é atender nossa sociedade acreana de uma forma mais qualificada, uma vez que é um hospital que tem assistência, ensino, pesquisa e extensão.”

A vereadora, que também é médica, ressaltou a importância do HU para a saúde pública acreana. “É um prazer estarmos aqui hoje para trazer a público o projeto do hospital universitário da Ufac, que eu, muito carinhosamente, nomeei como Hospital Universitário do Acre, para que todos possam se empossar desse sonho e que não seja apenas um sonho de poucos, mas seja um sonho coletivo.”

O projeto do HU, que foi apresentado para a bancada federal do Acre e para o governo do Estado, está orçado em R$ 225 milhões. E para execução da primeira etapa o custo é de R$ 165 milhões. O hospital contará com 320 leitos, sendo construído incialmente 200 leitos.

Também participaram da audiência, além dos vereadores, a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; o ex-reitor Minoru Kinpara; o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre, Guilherme Pulici; e a presidente da Associação Médica do Acre, Jene Greyce Cruz.