Metas da Extensão (PDI -2020-2024)

Constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que traz as metas e ações da Universidade Federal do Acre para os cinco anos posteriores à sua formulação – 2020 a 2024

Meta 1 - Aumentar a média anual do número de ações executadas no projeto estratégico Ufac e Comunidade, inclusive por meio da interiorização da Extensão.

Ação 1.1 - Publicação de editais de fomento a ações que tenham impacto regional nas modalidades de programa, projetos, eventos e cursos.

Ação 1.2 - Fortalecimento das ações de extensão nos municípios do Acre.

Ação 1.3 - Execução de cursos preparatórios para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Pré-Enem.

Meta 2 - Ampliar em 80% o número de Empresas Juniores (Ejs), fortalecendo o empreendedorismo.

Ação 2.1 - Cadastramento das Ejs.

Ação 2.2 - Elaboração da resolução de funcionamento das Ejs.

Ação 2.3 - Apoio e fortalecimento das ações extensionistas das Ejs.

Ação 2.4 - Criação e estruturação de um Laboratório de Fabricação (Fab Lab).

Meta 3 - Atingir 100% do monitoramento das ações de extensão.

Ação 3.1 - Atualização da Plataforma de Ações de Extensão e Cultura (Paec).

Ação 3.2 - Criação de um sistema de avaliação e monitoramento dos resultados das ações de extensão cadastradas.

Meta 4 - Acrescentar 05 ações de produção da cultura regional.

Ação 4.1 - Publicação, gerenciamento e acompanhamento de editais de fomento a ações e projetos de extensão que visem a produção e o apoio da Cultura Regional.

Ação 4.2 - Realização e apoio às atividades artísticas e culturais (eventos, festivais, exposições, oficinas, concursos, seminários, feiras e ações extensionistas) viabilizando a participação e integração da comunidade interna e externa.

Ação 4.3 - Administração dos espaços culturais.

Ação 4.4 - Apoio a ações de criação, preservação e divulgação do patrimônio artístico e cultural regional.

Ação 4.5 - Realização de parcerias para potencializar os projetos de arte, cultura e conservação do patrimônio cultural.

Meta 5 - Ampliar em 50% o número de ações extensionistas relacionadas ao esporte

Ação 5.1 - Publicação de editais de fomento a ações esportivas no âmbito acadêmico.

Ação 5.2 - Incentivo e apoio à prática esportiva entre as Atléticas ligadas aos cursos de graduação.

Ação 5.3 - Apoio, por meio de bolsas do Programa de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), à participação de discentes nos Jogos Universitários em suas fases Regional e Nacional.

Meta 6 - Elevar e consolidar o número de ações de integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Ação 6.1 - Publicação de editais de fomento de programas integrados de ensino, pesquisa e extensão.

Ação 6.2 - Realização do Seminário Integrado de ensino, pesquisa e extensão.

Ação 6.3 - Fortalecimento da Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação conforme diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE).

Meta 7 - Ampliar em 10% a oferta de bolsas para as ações de extensão e cultura.

Ação 7.1 - Adequação da oferta de bolsas às demandas dos projetos e programas de Extensão e Cultura.

Ação 7.2 - Captação de recursos para atendimento à demanda de projetos de Extensão no currículo.

Ação 7.3 - Realização de parcerias para viabilizar o aumento do número de bolsas.