Política de Extensão da Ufac

A Extensão Universitária, compreendida como um processo educativo, cultural e científico, tem a finalidade de articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável. Nessa direção, trabalha no sentido de investir na relação transformadora entre universidade e sociedade. Tem como fundamentos legais a Constituição Federal/1988, com um destaque para o art. 207, que trata da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além da observância à Política Nacional de Extensão Universitária, a Resolução CNE n. 07/2018 e no âmbito da Ufac, aos fundamentos contidos nas Resoluções: CEPEX N.º 026, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020, que aprova as normas, procedimentos e critérios que regulamentam as atividades de extensão na Universidade Federal do Acre;  RESOLUÇÃO N.º 31, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2020. Que regulamenta a curricularização das ações de extensão dos cursos de graduação da Universidade Federal do Acre (Ufac); RESOLUÇÃO CEPEX N.º 051, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2019, que aprova a regulamentação para a criação, organização e funcionamento das Empresas Juniores na Universidade Federal do Acre; bem como as instruções normativas: INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX N.º 02, DE 11 DE JANEIRO DE 2021. Dispõe sobre o Manual de Rotinas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Acre; INSTRUÇÃO NORMATIVA PROEX N.º 01, DE 11 DE JANEIRO DE 2021. Dispõe sobre o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Extensão Universitária na Universidade Federal do Acre.

Em conformidade com o Plano Nacional de Extensão (1999), no âmbito da Ufac a extensão se constitui e se consolida como um estratégico canal de interlocução com a sociedade, além de viabilizar interação no âmbito da comunidade (interna e externa), intercambiar conhecimentos com diversas instituições, sobretudo com os agentes envolvidos na formulação e implementação de políticas públicas. Incluem-se também, nesse sentido, as comunidades e saberes tradicionais do Acre

Nossa Política Institucional está organizada preferencialmente em Programas, Projetos, Eventos, Cursos, Prestação de Serviços.

Estamos organizando Programas com linhas temáticas que servirão, de forma privilegiada, para o fomento e previsão orçamentária na reorganização das nossas Metas de 2020-2024, principalmente por meio dos seguintes Programas:

1 Programa de Extensão em Saúde Pública e Exercício da Cidadania.

2 Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Regional.

3 Programa de Extensão em Humanidades e Educação.

4 Programa de Extensão em Inovação Tecnológica e desenvolvimento Regional.

5 Programas de Extensão em Cultura, Esporte e Qualidade de Vida.

6 Programa Integrado de Extensão em Ensino e Pesquisa.

7 Programa Interinstitucional de Extensão em questões amazônicas.

Todas as ações da Proex serão por meio de editais, seguindo como base de fundamentação, privilegiadamente, os citados Programas. Dando transparência, na divulgação do Edital, bem como no processo de seleção dos projetos e bolsistas. Oferecendo o acompanhamento das ações por meio da Plataforma de Ações de Extensão e Cultura - Paec.