Periódicos e Livros

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) é uma iniciativa multidisciplinar que promove a pesquisa e o debate sobre práticas educacionais significativas. Composta por seis grupos de pesquisa e vinculada a dois periódicos científicos, a PPEHL contribui para o avanço acadêmico através de publicações regulares. O grupo Círculo de Estudos das Linguagens do Sudoeste Amazônico (CELSA) destaca-se por seu foco nas expressões culturais e linguísticas da região, enquanto publicações como “Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias” e “Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul” refletem o compromisso do programa com a disseminação do conhecimento e a valorização da história local.

 

Publicações PPEHL e dos Grupos de Pesquisas

Descrições e links

Arquitetura

 

A Revista Anthesis publicará artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Letras, Linguística e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os textos devem ser apresentados em conformidade com tamplate da revista Anthesis

     

ELEMENTOS E IMAGENS DA VIDA SUBJETIVA NA OBRA MINIMA MORALIA, DE THEODOR ADORNO, E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE HUMANIDADES

Autores
Cleidson de Jesus Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Ériton Maia de Macêdo
Secretaria de Educação do Estado do Acre - SEE-AChttps://orcid.org/0009-0000-1848-4531

Livros publicados pelo Grupo de Pesquisa ELLAE-Volume 1

Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens

André Effgen Aguiar; Grassinete C. de Albuquerque Oliveira, Amilton José Freire de Queiróz, Fernanda Righi, Jafte Dilean Robles Lomeli

No início de fevereiro de 2024 lançamos o volume 45, n. 1 (2024), do Dossiê Temático I Congresso Internacional do ELLAE: Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens com Freire (1995) nos orientando ser necessário recomeçar sempre. Abrimos este segundo volume retomando Freire em diálogo com Fanon. O primeiro ao argumentar que, enquanto presença na História e no mundo, esperançar por uma pedagogia crítica não é em vão. O segundo, por nos mostrar que o problema não é conhecer o mundo em que vivemos, mas transformá-lo. Esse lutar, esperançar, sonhar e transformar os contextos em que os autores deste volume se encontram situados faz parte de uma educação crítica e libertadora. 

Livros publicados pelo Grupo de Pesquisa ELLAE-Volume 2

 

Vol. 45 No. 2 (2024): Thematic Dossier Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier

 

Ecologias da esperança: transgressões e (trans)formações na/para a educação brasileira

André Effgen Aguiar; Grassinete C. de Albuquerque Oliveira, Amilton José Freire de Queiroz, Fernanda Righi, Jafte Dilean Robles Lomeli


Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: a atuação de intelectuais da Igreja Católica no interior amazônico

DOI: https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35621

 

Maria Irinilda da Silva Bezerra


BEZERRA, M. I. da S. Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: a atuação de intelectuais da Igreja Católica no interior amazônico. History of Education in Latin America - HistELA, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e35621, 2024. DOI: 10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35621. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/35621.

A filosofia que se faz no Acre: temáticas preferenciais da pesquisa filosófica na Universidade Federal do Acre

 GRUPO DE INVESTIGAÇÃO LEITURA E VIDA - GIL

ENSINO REMOTO: REINVENÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DURANTE PANDEMIA DA COVID-19

MariaDulcileneCarneirodosSantos1A

ClicianedaCostaMoura2B 

FranciscaAdmadeOliveiraMartins3C

VeraLúciadeMagalhãesBambirra4

 

 

O paradigma da complexidade e ensino: reflexões a respeito da formação docente

Authors
Deolinda Maria Soares de Carvalho
Francisca Adma de Oliveira Martins
Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto
José Mauro Souza Uchôa

DOI: 

https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-215

A liquidez em três signos: sangue, leite e lucro na Amazônia com base no corpo indígena feminino

Rovílio de Lima Nicácio

Maria José da Silva Morais Costa

O processo de ensinagem e desenvolvimento de saberes práticos e teóricos no programa Residência Pedagógica: duas concepções de sequência didática

The teaching and developing process of practical and theoretical knowledge in the program Residência Pedagógica: two conceptions of didactic sequence

Autores
 José Mauro Souza Uchôa 
jose.uchoa@ufac.br
 Universidade Federal do Acre
 https://orcid.org/0000-0002-3011-7184
 Gleiciane Lima Andrade 
gleicianeandrade88@gmail.com 
Universidade Federal do Acre 
https://orcid.org/0009-0003-7995-4957

Palavras-chave: 

Formação de Professores, Residência Pedagógica, Sequência didática

À SOMBRA DAS MANGUEIRAS: andarilhagem das ideias freireanae a formação docente no interior do Acre

Maria Aldecy Rodrigues de Lima

Cleidson de Jesus Rocha

Jussara Oliveira de Souza

A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIDADE DO SENAI DO ESTADO DO ACRE

Authors

Mariluce da Silva Lima 

Cleidson de Jesus Rocha 

Maria Aldecy Rodrigues de Lima 

Artur Gomes de Oliveira 

Sônia Elina Sampaio Enes DOI: 

https://doi.org/10.56238/arev6n4-250

Keywords: 

Interdisciplinaridade, Letramento, Leitura, Educação Profissional 

DECOLONIALIDADE COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA E ESPERANÇA

NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE

LÍNGUAS-LITERATURAS-LINGUAGENS 

 

GRASSINETE CARIOCA DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA

AMILTON JOSÉ FREIRE DE QUEIROZ

ANDRÉ EFFGEN DE AGUIAR

(Organizadores)