Dissertações

Dissertações - 2024

MESTRE

DISSERTAÇÃO

 

Dissertações - 2023

MESTRE

DISSERTAÇÃO

MARIA DULCILENE CARNEIRO DOS SANTOS PROGRAMA CAMINHOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO SOBRE A GESTÃO DE SALA DE AULA NO ENSINO MÉDIO MULTISSERIADO
MARIA JOANA MANAITÁ PINHEIRO  A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES FORMADOS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DE CRUZEIRO DO SUL-ACRE 
ERICA NOGUEIRA DA SILVA  REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A LEI 13.415/2017 E SUAS IMPLICAÇÕES NA IMPLEMENTAÇÃO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM CRUZEIRO DO SUL - ACRE
FRANCISCO INAFRAN MARQUES DE SOUZA  A FILOSOFIA QUE SE FAZ NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE: as temáticas preferenciais da pesquisa acadêmica e seus desdobramentos epistemológicos na prática de professores de filosofia
VILMA DIAS DA COSTA A CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE MÂNCIO LIMA/ACRE
ELISAMAR DE SOUZA NEGREIROS ALMEIDA  A INCLUSÃO ESCOLAR E O ENSINO DOS ALUNOS PAEE, EM ESCOLAS DAS VILAS, REDE MUNICIPAL DE CRUZEIRO/ACRE
MARIA ARLETE COSTA DAMASCENO  O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE
KELY COSTA DE LIMA O ENSINO DA LÍNGUA INDÍGENA NA ESCOLA IXŨBÃY RABUĨ PUYANAWA NO
ENSINO FUNDAMENTAL I: A FERRAMENTA AGREGADORA PARA O
FORTALECIMENTO CULTURAL
TAÍS DE SOUSA GALDINO A IDENTIFICAÇÃO E O ENSINO DE ALUNOS COM ALTAS
HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: 
UM OLHAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE RIO
BRANCO/ACRE
RAMILE FERREIRA DE ANDRADE BEZERRA UM OLHAR PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE: 
PERSPECTIVAS E DESAFIOS
DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
DOMINGOS DE AMORIM SAMPAIO NETO LITERATURA E ENSINO: A GARANTIA DE UM BEM INCOMPRESSÍVEL DO SER HUMANO
GÉSSICA COSTA DE ALMEIDA
MARIA IVALDA NUNES DE PAULA  ENSINO EMERGENCIAL NO CONTEXTO AMAZONENSE DO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ
MARIA JOSÉ CHAVES DOS SANTOS  O ENSINO DA LÍNGUA PUYANAWA NA ESCOLA IXŨBÃY RABUĨ PUYANAWA: PROPOSTA DE DICIONÁRIO TERMINOLÓGICO DOS ANIMAIS PUYANAWA
SÍGLIA LIMA MENDES FERRAZ AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA INDÍGENA (CEL - UFAC) PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO ESTADO DO ACRE
MARILUCE DE LIMA SILVA  A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAI – UNIDADE VALE DO JURUÁ
CLAUDEIR DE SOUZA ARAÚJO  UM GRÃO DO CORTE, UM GRITO DO ARADO E UM RIO DE PALAVRA – RASTROS DA ALTERIDADE AFRO-BRASILEIRA EM TORTO ARADO, DE ITAMAR VIEIRA
NERCY LUIZA BARBOSA ÁGUA VIVA DE CLARICE LISPECTOR: a autobio(radio)grafia do pensamento como linguagem fenomenológica do espanto intimista para estudantes cegos 

 

Dissertações - 2022

MESTRE

DISSERTAÇÃO

SANDRESSA DOS SANTOS SILVA A RUPTURA DO SILÊNCIO EM CEM ANOS DE SOLIDÃO:
IDENTIDADE E MEMÓRIA LATINO-AMERICANA
VANESSA CASTELO BRANCO DE MELO AS MARCAS DA CULTURA DIGITAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
CAMPUS CRUZEIRO DO SUL
THAÍS MELO GOMES RAMALHO MEMÓRIAS E VOZES SILENCIADAS: LEITURAS SOBRE ESCRAVIZAÇÃO,
RACISMO E MARGINALIZAÇÃO EM BECOS DA MEMÓRIA,
DE CONCEIÇÃO EVARISTO
MARIA JOICILENE SOUZA DA SILVA NOBRE A IDENTIFICAÇÃO, O AEE E O ENSINO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E/OU SUPERDOTAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DE CRUZEIRO DO SUL/AC
VANIA BARBOZA DA SILVA TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XXI
ANTONIO MARCELO TAVARES BIRIMBA IMAGINÁRIO E REPRESENTAÇÃO NAS LETRAS DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA: O INFERNO VERDE E AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LITERATURA REGIONAL
LUIZ MARIO PADILHA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA NO ESTADO DO ACRE: UMA ANÁLISE DA LICENCIATURA INDÍGENA DO CAMPUS FLORESTA - UFAC
VILENE DIAS DA COSTA TICs E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS USOS E OS LIMITES DA INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO EXTREMO OCIDENTAL DO PAÍS
IZABEL CRISTINA SOUSA DO NASCIMENTO POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ESTADO DO ACRE: O PROCESSO EDUCATIVO PROPOSTO PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS ESTADUAIS
MANOEL RONALDO DA SILVA CAMILLO LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO MÉDIO: ALUNOS NATIVOS DIGITAIS DA GERAÇÃO Z
ADEVANIA DA SILVA GOMES EDUCAÇÃO DO CAMPO: O ENSINAR E O APRENDER NO ENSINO FUNDAMENTAL II, PRESENCIAL, MEDIADO POR TECNOLOGIA
MICHELE SOUZA RODRIGUES HISTÓRIA E FICÇÃO REGIONAL NA AMAZÔNIA: GALVEZ, IMPERADOR DO ACRE E A ILHA DA CONSCIÊNCIA (A FORMAÇÃO DO LEITOR-APRENDIZ)
ELCIMEIRE PEREIRA DE ALMEIDA EXPERIÊNCIA DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS TURMAS MULTISSERIADAS DA REGIONAL BR 307 EM CRUZEIRO DO SUL – ACRE
GLEICIANE FERREIRA DA SILVA FREITAS FOLHEANDO HISTÓRIAS DE VIDA DE VELHOS DO VALE DO JURUÁ: O QUE ELES DIZEM SOBRE A LEITURA
ELINÁSIA DE SOUZA NASCIMENTO   A GESTÃO ACADÊMICA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO CAMPUS FLORESTA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DOS COORDENADORES
ANA GLÁUCIA DA SILVA PEREIRA  PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA ACADÊMICA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS DO CAMPUS FLORESTA/UFAC
ANA DA CRUZ FERREIRA HISTÓRIA  DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ/AM: MARCAS DE UM ENSINO BASEADO NO MODELO ARTESANAL
ANA PAULA DE PAULA DA SILVA  TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORTUGUÊS: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO DE LIBRAS E ATUAÇÃO EM SALA DE AULA NO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL – ACRE
FRANCISCA ANDRESSA FRANÇAS DE LIMA RICARDO  A LITERATURA FEMININA-NEGRA-LATINO-AMERICANA: UMA PROPOSTA DE ENSINO

 

Dissertações - 2021

MESTRE

DISSERTAÇÃO

Antonia Eliana da Silva Almeida EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAMPO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS MULTISSERIADAS NA REGIONAL EDUCACIONAL DA BR 307 
Francisca Élida da Conceição Teles O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: A SEMÂNTICA E O SIMBÓLICO NA REPRESENTAÇÃO DO FEMININO NA OBRA S. BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS 
Aline Querolaine Lima Costa  DO PROSCÊNIO À COXIA TEXTUAL DE BENJAMIM SANTOS: TEMAS, FORMAS E ESPAÇOS EM O PRINCÊS DO PIAUÍ 
Maria Souza da Rocha A COMPLEXIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A SEMÂNTICA E A SIMBOLOGIA NA OBRA ÓRFÃOS DO ELDORADO DE MILTON HATOUM 
Stepheson Emmanuel Araujo de Souza

O GÊNERO DISCURSIVO VLOG COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 

Josileide de Matos Gome
CENAS DA HISTÓRIA, RASTROS DA LITERATURA – TESTEMUNHO DO GENOCÍDIO INDÍGENA EM “O SONHO DO CELTA”, DE MÁRIO VARGAS LLOSA 
Rovílio de Lima Nicácio A METONÍMIA EM TRÊS CONTOS DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO NAS LICENCIATURAS EM LETRAS 
 Ismende Bandeira de Araújo PRÁTICAS INCLUSIVAS DA GESTÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DO ESPAÇO RURAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL - ACRE 
Graciete de Oliveira Melo AS DIMENSÕES DO ALFABETIZAR E LETRAR NO NOVO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR 
Emerson Marques Nogueira VENTOS DE MUDANÇA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS EM NARRATIVAS SOBRE ENSINAR E APRENDER LÍNGUA INGLESA 
Helenice de Freitas Páscoa A FORMAÇÃO CONTINUADA DO/A PROFESSOR/A NO “PROGRAMA ENSINO MÉDIO PRESENCIAL COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA”, NO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ - AM 
Ana Flávia de Lima Rocha FONTES HISTÓRICAS SOBRE O VALE DO JURUÁ 
Adenilse Silva Zumba PROJETO “ESCOLA DA ESCOLHA”: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRALNO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/AC 
Suiane Cabral Magalhães REPRESENTAÇÕES DE VIOLÊNCIAS E DE VIOLAÇÕES CONTRA A MULHER NEGRA NA OBRA INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: INTERFACES LITERÁRIAS 
Cibele Francisca Clemente Resende MARCAS DO SILÊNCIO E DA FERIDA COLONIAL EM POR CIMA DO MAR, DE DEBORAH DORNELLAS 
Ilcilene Antonia Lourenço Dias PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRUZEIRO DO SUL- ACRE 
Jaqueline Santos Pequeno da Silva AS CONCEPÇÕES DE GESTÃO ESCOLAR E SEUS REFLEXOS NAS ESCOLAS DE  ENSINO MÉDIO DE CRUZEIRO DO SUL  ACRE - 
Eulissandra Osório de Souza FICÇÃO, HISTÓRIA E AMAZONIDADES EM CRÔNICAS DO GRÃO-PARÁ E RIO NEGRO: DILEMAS DO ENSINO DE LITERATURA 
Dienes do Nascimento Lima O ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA NA PERSPECTIVA DOS DESCRITORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 
 Maria de Nazaré    Marques da Silva
A CULTURA INDÍGENA NO CURRÍCULO DE ARTES NO ENSINO MÉDIO: DAS PRERROGATIVAS DA LEI 11.645/08 ÀS PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL CRAVEIRO COSTA
Antônia Roberlândia de Souza Silva Machado

A CONTEMPORANEIDADE DE MILTON HATOUM EM A NOITE DE ESPERA: O MEMORIALISMO E O SILÊNCIO DE MARTIN COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DA IDENTIDADE 

Maria Clissia de Souza Valeiko AS CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS PRESENTES NOS DISCURSOS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE SANTA LUZIA: RELACIONANDO TEORIA, PRÁTICA E VARIAÇÃO 
Maria Anita das Chagas Costa A LEI 11.645/08: UMA ABORDAGEM DA TEMÁTICA INDÍGENA EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CRUZEIRO DO SUL-ACRE 
Maria José Nunes de Negreiros Andrade EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA 
Flávia Roberta Nocchi A LEI 10.639/03 E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE CRUZEIRO DO SUL – AC 
Maria José Nunes de Negreiros Andrade

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA