LINHAS DE PESQUISA DO PPEHL
Linha 1 - Ensino, Humanidades, Processos Educativos e Culturas:
Esta linha de pesquisa objetiva desenvolver investigações relativas ao ensino, em interface com as humanidades, os processos educativos e as culturas, considerando, aspectos subjetivos e sociais que possibilitam o reconhecimento identitário de diferentes grupos no que diz respeito à diversidade, singularidade e afirmação em diversos contextos histórico-culturais. Fundamentada numa abordagem ética, crítica e multidisciplinar, esta linha valoriza o compartilhamento de teorias, métodos e conhecimentos concernentes ao ensino de humanidades, privilegiando os seguintes temas de pesquisa: história da educação, formação e trabalho docente, currículo, gestão e política educacional, educação do campo, diversidade, inclusão, relações étnico-raciais, ensino básico e superior, desenvolvimento humano e processos de ensino e aprendizagem, subjetividade, micropolítica, arte, estética e interculturalidade, bem como o uso das tecnologias de informação e comunicação contemporâneas no ensino.
Cleidson de Jesus Rocha
Maria Aldecy Rodrigues de Lima
Maria Irinilda da Silva Bezerra
Linha 2- Estudos literários: ensino, linguagens e culturas:
A presente linha de pesquisa preconiza o diálogo entre ensino e linguagens em suas mais amplas realidades. Reflete sobre as formas literárias e culturais, além do uso dessas linguagens em variados contextos de ensino. Procura-se atentar para as múltiplas manifestações de linguagens em articulação com os demais sistemas culturais e sociais.
Maria José da Silva Morais Costa
Jader Vanderlei Muniz de Souza
Vera Lucia de Magalhaes Bambirra
Carlos Júnior Gontijo Rosa
João Carlos de Carvalho
Amilton José Freire de Queiroz
Linha 3 -Estudos Linguísticos: ensino, linguagens e culturas:
A presente linha de pesquisa investiga questões relacionadas aos registros, usos e ensino de línguas, a partir de práticas discursivas, de letramentos, de tecnologias digitais de informação e comunicação contemporâneas, nas fronteiras da cultura educacional e as práticas de linguagens em suas múltiplas possibilidades.