Educação Ambiental

A Educação Ambiental é uma ação destinada a reformular comportamentos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados. É a busca da reflexão constante sobre o destino do homem face aos recursos naturais e ao futuro do planeta. Sendo assim, envolve uma pedagogia centrada na compreensão da vida, uma experiência de aprendizagem no mundo real que supere a nossa alienação da natureza, promovendo a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade.

Seguindo esses princípios, foi criado o setor de Educação Ambiental no Parque Zoobotânico(PZ), por ser a Educação Ambiental ferramenta de ligação entre o homem, a natureza e a sociedade, com o propósito de contribuir para a formação na população de uma consciência voltada para os problemas do meio ambiente, através das diferentes práticas e ações de educação.

Portanto, o setor de Educação Ambiental do Parque Zoobotânico (PZ) realiza suas atividades de forma transversal, atuando na maioria das vezes junto aos demais setores do Parque. Fomentando a divulgação e difusão dos conhecimentos e tecnologias gerados pelos diferentes setores do PZ, contribuindo para a interação de pesquisadores, acadêmicos, estudantes da educação básica e comunidade do entorno, por meio de visitas orientadas , caminhadas ecológicas e palestras educativas,  possibilitando um momento de vivência com a natureza e dessa forma contribuindo na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio em que vivem, resgatando valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas e gerando mudanças nas relações entre a sociedade e a natureza em função da melhoria na qualidade de vida.                                  

As principais atividades realizadas pelo setor de Educação Ambiental são:

  • Visitas orientadas às trilhas e sala temática do PZ;
  • Divulgação da fauna e flora do PZ;
  • Promoção de oficinas em parceria com o viveiro, laboratório de sementes e herbário;
  • Participação em eventos relacionados a educação ambiental e meio ambiente;
  • Parceria com outras instituições públicas e privadas no tocante a ações de educação ambiental;
  • Participação em projetos;
  • Produção de material bibliográfico e
  • Contribuição na estruturação e manutenção das trilhas do PZ.