Análise de Sementes Florestais (Lasfac)

O Lasfac foi criado em 10 de agosto de 1995 e desde então realiza pesquisas envolvendo Ecofisiologia e Tecnologia da Germinação de Sementes Florestais Nativas. Além das atividades laboratoriais sua equipe atua na coleta, beneficiamento, armazenamento de sementes e apoiando às atividades de pesquisa dos discentes dos cursos de graduação em Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Biologia e afins da Ufac, outras universidades do Estado, e também na pós-graduação. Além disso, promove treinamentos e capacitação em manejo de sementes florestais para extrativistas, indígenas e pequenos produtores rurais.

O Laboratório faz parte da Rede Brasileira de Sementes Florestais que tem entre suas principais atividades o fomento a troca de conhecimentos e experiências entre coletores, produtores, laboratórios, grupos de pesquisa e programas para a apoiar a construção e consolidação de ações locais de oferta de sementes nativas. Atualmente busca o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA para compor a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários para emissão do Boletins de Analises de Sementes Florestais Nativas visando, dessa forma, fortalecer a cadeia de sementes florestais no Estado e na Amazônia.

Nos últimos 10 anos foram orientados 40 alunos na realização de estudos de iniciação científica (PIBIC/CNPq, PIBIC/UFAC e PIVIC), 18 Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia Florestal, Agronomia e Biologia da UFAC e UNINORTE, 17 Estágios Supervisionados dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da UFAC e 02 Co-orientações de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia – CITA. Foram realizados estudos com cerca de 40 espécies, das quais destacamos doze mais conhecidas, como: Carapa guianensis (andiroba), Cariniana domestica (jequitibá), Cedrela odorata (cedro rosa), Ceiba pentandra (sumaúma), Copaifera multijuga (copaíba), Croton lechleri (sangue de grado), Dipteryx odorata (cumarú-ferro), Euperpe precatoria (açaí solteiro), Handroanthus impetiginosus (ipê roxo), Pouteria caimito (abiu), Swietenia macrophilla (mogno), Amburana acreana (cerejeira), dentre outras. Nesse período foram publicados: 15 artigos completos em periódicos, 40 resumos simples em Anais de Congressos, 16 resumos expandidos em Anais de Congressos e 04 trabalhos completos em Anais de Congressos.