Centro de Educação, Letras e Artes
O Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) foi criado em 2008 com a fusão do Departamento de Educação e do Departamento de Letras. Teve como primeira diretora a professora Margarete Edul Prado de Souza Lopes. Atualmente é dirigido pelo professor Selmo Azevedo APontes, eleito em 2024.
O centro possui oito cursos de graduação: ABI: Teatro, Letras/Espanhol, Letras/Francês, Letras/Inglês, Letras: Libras/Língua Portuguesa, Letras/Português, Música e Pedagogia.
Localização
Bloco Maria Giovanna Ginelli - Térreo, Campus Rio Branco
Contato
cela@ufac.br
Horário de Atendimento
Segunda a Sexta-feira (7h - 16h)
Direção
Selmo Azevedo Apontes
(Diretor)
Micael Carmo Corte Gomes
(Vice-diretor)
Portaria nº 1303, de 26 de abril de 2024
Homenagem
O bloco do Cela recebeu o nome da freira Maria Giovanna Ginelli. A homenageada se licenciou em Pedagogia e Filosofia nos anos de 1950 e 1954 pelo Instituto Universitário Maria Santíssima Assunta, em Roma, Itália. Em 1970 revalidou seu diploma em Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e em 1973 veio para Rio Branco, época em que a Ufac começava a dar seus primeiros passos.
Giovanna iniciou e aprofundou seus trabalhos voltados para a educação no Acre. Sendo a única doutora da época, colaborou significativamente para a aprovação de vários cursos na Ufac. Por motivos de saúde, voltou para a Itália em janeiro de 1987 e faleceu em 20 de janeiro de 2011.
“Esta homenagem é um dos frutos que a Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras deixa, através da memória amável da irmã Maria Giovanna Ginelli, perpetuando seu nome na história da educação e no coração da juventude”, relatou a freira Maria Angélica Martins de Souza, representando a homenageada. “O amor dessa consagrada religiosa, professora, doutora, escritora e pesquisadora incansável contribuiu para o desenvolvimento da educação nesta universidade tão bela.”