Curso de Bacharelado em História - Campus Rio Branco
O curso de História da Universidade Federal do Acre teve origem em 1971, inicialmente como parte do curso de Ciências Sociais. Foi reconhecido oficialmente em 1975 e, posteriormente, estruturado como Licenciatura Plena em História em 1978, com reconhecimento em 1979.
Em 2005, passou por reformulação e, em 2006, foi criado o curso de Bacharelado em História, com novo Projeto Pedagógico reformulado em 2008 e reconhecimento pelo MEC em 2012. O curso segue as diretrizes da LDB e normas específicas para cursos de História, com foco na formação por competências e redução do tempo em sala de aula para favorecer o trabalho autônomo e em grupo.
A estrutura curricular é composta por conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos. O curso oferece 50 vagas anuais, exige o cumprimento de 3.265 horas ao longo de quatro anos (oito semestres), com tempo máximo de conclusão em seis anos (dez semestres).
Coordenação
Prof. Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes
(Coordenador)
...
(Vice-coordenador)
Portaria nº 880, de 28 de abril de 2021
Localização
Bloco Jersey Nazareno de Brito Nunes - Térreo, Campus Rio Branco
Contato
belhistoria.cfch@ufac.br
Horário de funcionamento do Curso
Segunda a sexta-feira (13h30 - 18h50)
Horário da coordenação
Segunda a Sexta-feira (13h30 - 18h50)
Notícias e Comunicados
Perfil do Egresso
O egresso do curso de Bacharelado em História será um profissional generalista, capacitado para investigar, analisar e compreender as relações sociais ao longo do processo histórico. Estará apto a desenvolver pesquisas, produzir e difundir o conhecimento histórico, elaborar projetos e políticas voltadas à gestão do patrimônio histórico, artístico, turístico e cultural.
Áreas de atuação: instituições de ensino e pesquisa, museus, arquivos, bibliotecas, órgãos públicos, meios de comunicação, consultoria e empreendedorismo.
Linhas de Pesquisa
1) História, Poder, Lutas Sociais, Movimentos sociais e Meio Ambiente;
2) História, Gênero, História do corpo, História da medicina e curandeirismo amazônicos e Trabalho;
3) Fronteiras, Culturas, Religiões, Identidades e territorialidades;
4) História, Educação e Representações.
5) História e cultura africana e indígena;