Curso de Ciências Econômicas - Campus Rio Branco
A Faculdade de Economia da Universidade Federal do Acre (UFAC) foi fundada em 1968, sendo o segundo curso superior criado no estado. Em 2024, o curso de Ciências Econômicas completa 56 anos, seguindo diretrizes curriculares estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 04/2007. Essas diretrizes enfatizam o estudo da realidade brasileira, o pluralismo metodológico, a relação entre economia e sociedade e a formação ética dos profissionais.
O curso tem grande importância para o desenvolvimento econômico do Acre, sendo a única formação gratuita na área no estado, contribuindo diretamente para a gestão pública e privada.
Coordenação
Elyson Ferreira de Souza
(Coordenadora)
Gisele Elaine de Araújo Batista Souza
(Vice-coordenadora)
Localização
Bloco Governador Joaquim Falcão Macêdo - Térreo, Campus Rio Branco
Contato
economia.ccjsa@ufac.br
(68) 3901-2534
Horário de funcionamento do Curso
Segunda a sexta-feira (19h às 22h)
Horário da coordenação
Segunda a Sexta-feira (12h às 21h)
Perfil do Egresso
O Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar um perfil centrado em sólida formação geral e com domínio técnico dos estudos relacionados com a formação teórico-quantitativa e teórico-prática, peculiares ao curso, além da visão histórica do pensamento econômico aplicado a realidade brasileira e ao contexto mundial, exigidos os seguintes pressupostos:
I - uma base cultural ampla, que possibilite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social;
II - capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
III - capacidade analítica, visão crítica e competência para adquirir novos conhecimentos; e
IV - domínio das habilidades relativas à efetiva comunicação e expressão oral e escrita.
Portanto, o Bacharel em Ciências Econômicas deve apresentar o perfil de cientista social, sendo capaz de compreender as várias correntes do pensamento econômico, dispondo de um instrumental teórico-quantitativo que lhe permita interpretar as questões de conjuntura econômica, criticá-las e propor soluções. Será capaz, também, de atuar nas áreas de planejamento, projeção e analise econômico-financeira; assessoramento em empreendimentos públicos, privados e mistos; ensino e investigação científica.