Notícias

Aluna da Ufac participa de evento sobre mapeamento participativo

publicado: 12/07/2023 10h12, última modificação: 12/07/2023 13h24
120720235.jpeg

A estudante Aniely Araújo Porto, do curso de especialização em Gestão de Recursos Hídricos na Amazônia, da Ufac, participou de conferência internacional realizada na Universidade de Warwick (Reino Unido), em 28 e 29 de junho, com o objetivo de apresentar os resultados do trabalho “Dialogical Participatory Mapping Application in Brazil: Lessons from Acre” (Aplicação de mapeamento participativo-dialógico no Brasil: experiência do Acre).

O evento marca a apresentação dos resultados da primeira fase do projeto Facilitating Knowledge Exchange Between Citizens and Policymakers Through Dialogical Participatory Mapping (Facilitando a troca de conhecimento entre cidadãos e formuladores de políticas por meio do mapeamento participativo-dialógico), financiado pela Universidade de Warwick e desenvolvido no âmbito do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Esse projeto conta com a parceria do Laboratório de Cartografia e do grupo de pesquisa de Hidrologia, Meio Ambiente e Geografia dos Riscos, da Ufac, e surgiu a partir de falhas identificadas pelo projeto Dados à Prova d'Água, que discutiu a governança dos riscos de inundações, focando nos aspectos sociais e culturais das práticas de dados, e no qual Aniely participou como assistente de pesquisa durante sua graduação em Geografia na Ufac.

Os resultados alcançados até o momento revelaram uma lacuna no engajamento dos formuladores de políticas públicas; a intenção é envolvê-los ativamente e ampliar a metodologia de mapeamento participativo-dialógico. Nesse sentido, foi proposta a organização de conferências cívicas em comunidades no Acre, Minas Gerais e São Paulo, que participaram do desenvolvimento dessa abordagem. Esses encontros reúnem membros da comunidade, especialistas e autoridades governamentais para refletir coletivamente sobre soluções e estratégias para problemas sociais e ambientais.

Em Rio Branco, a Conferência Cívica: Comunicação de Risco ocorre neste sábado, 15, das 13h às 17h30, na Escola Roberto Sanches Mubarac, bairro 6 de Agosto. O evento é destinado a moradores da cidade afetados por alagação.

Aniely foi acompanhada na viagem por Fernanda Lima-Silva, coordenadora do projeto pela FGV, e Guilherme Prado, coordenador pela Teto Brasil.

Leia mais:

- Equipe da Ufac participa de evento em SP sobre riscos de inundação