PET-Agronomia da Ufac desenvolve projeto com cana-de-açúcar

publicado: 16/10/2023 09h50, última modificação: 16/10/2023 09h50
PET-Agronomia da Ufac desenvolve projeto com cana-de-açúcar.jpg

O Programa de Educação Tutorial de Agronomia (PET-Agronomia) iniciou projeto para conservação e multiplicação de variedades comerciais de cana-de-açúcar da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), que foram fornecidas pela Universidade Federal de Mato Grosso.

O grupo pretende desenvolver futuros projetos de pesquisa avaliando o desempenho dessas variedades no Acre, com autorização da Ridesa, fornecendo mudas aos produtores rurais da região. Algumas dessas variedades não florescem no trópico úmido, tendo potencial para produção de açúcar, álcool e alimentação animal.

As variedades são chamadas de RB01594 (Ufal), RB975952 (UFSCar), RB975201 (UFSCar), RB867515 (UFV), RB975033 (UFSCar), RB92579 (Ufal), RB975242 (UFSCar), RB127825 (Ufal).

O projeto tem a participação da equipe do PET-Agronomia, composta por Julia Rodrigues Fontana, Luan Victor Araujo de Morais, Manoel Francisco Fernandes Neto, Matheus Ronaldo Leite de Souza, Tomaz Nascimento Silva, David Nascimento da Silva, Linike Renan Ribeiro da Silva, Thiago Chalub Martins, Anailton Campos Maciel Junior, Ryan da Cunha Feitosa, Carlos da Costa Bezerra Filho e o tutor Eduardo Pacca Luna Mattar, professor da Ufac.

Expedição da Ufac obtém variedades de cana-de-açúcar em Cuiabá