Projeto Web Academy forma profissionais na área de softwares

publicado: 16/10/2023 10h18, última modificação: 17/10/2023 10h34
webacademy.jpg

O projeto Web Academy, parceria entre Ufac, Motorola, Flextronics e Fundape, realiza, desde 2022, o curso Desenvolvimento Web Full-Stack, com o objetivo de formar profissionais para atender às demandas do mercado de software para internet. Os participantes da capacitação são alunos de cursos técnicos e superiores em informática, além de profissionais formados, que foram selecionados em edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Professor no ramo de computação e coordenador-geral do projeto, Daricélio Soares contou que através dessa iniciativa a Ufac tem sido um ponto de referência e formação de recursos humanos na área, viabilizando aos alunos uma experiência de complementação e formação entre o que a academia ensina e a indústria precisa.

Cada turma tem 300 horas, com duração aproximada de sete meses. As aulas teóricas são ministradas em 12 módulos, nos quais os alunos têm a oportunidade de aprender metodologias e ferramentas modernas para o desenvolvimento de aplicações na web. Durante essa fase, os estudantes contam com o acompanhamento de um professor e um mentor, que auxiliam na construção do pré-projeto.

A capacitação dispõe de 105 horas para atividades práticas, que consistem na etapa final do curso — modalidade hands-on (desenvolvimento). Nessa fase os alunos recebem problemas reais demandados pelo mercado e aplicam o conhecimento adquirido durante as aulas teóricas.

O projeto permite desenvolver nos alunos o que se chama de soft skills — habilidades comportamentais sociais, demanda que o mercado exige atualmente. Dessa maneira os alunos possuem aulas de inglês por sete meses com foco em conversação, facilitando o contato com a indústria.

Além disso, o projeto conta com 40 bolsistas, que fornecem suporte aos alunos durante as atividades práticas. São oferecidas duas turmas, cada uma com 30 vagas, funcionado, preferencialmente, das 16h às 21h. O Web Academy possui dois laboratórios no campus-sede da Ufac, localizados no térreo do Bloco dos Mestrados e no bloco do curso de Sistemas de Informação.

Web Academy

Participação em congresso

O projeto Web Academy participou do 14º Congresso Brasileiro de Software, ocorrido de 25 a 29 de setembro na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, apresentando um relato sobre os impactos acadêmicos e do ecossistema local de desenvolvimento de software, feito por alunos e professores da Ufac.

“Com a ação de extensão integrada em pesquisa, conseguimos criar um ciclo bem completo de formação para os nossos alunos e colocar o Acre dentro de um radar de formação de recursos humanos”, disse Daricélio Soares.

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)

Ufac inicia projeto de capacitação em desenvolvimento web full-stack