Delegação da Fundação Mérieux e da Fiocruz visitam a Ufac

publicado: 28/02/2024 15h51, última modificação: 28/02/2024 15h51
Delegação da Fundação Mérieux e da Fiocruz visitam a Ufac.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu a delegação nacional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Fundação Mérieux e do Laboratório Rodolphe Mérieux, o qual pertence à Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco. A pauta da reunião foi as contribuições do laboratório, sua parceria e colaboração com a Ufac, além de pesquisas na área da saúde. O encontro ocorreu nessa terça-feira, 27, no gabinete da Reitoria.

Guida destacou as parcerias entre Ufac e Fiocruz no campus-sede e no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, com realização de cursos de mestrado e doutorado. Em agosto de 2023, alunos da Ufac participaram de um treinamento de biologia molecular para diagnóstico de Rickettsia no Centro de Infectologia Charleus Mérieux, na Fundhacre.

Para o médico infectologista e professor da Ufac, Thor Dantas, a aproximação entre a universidade e o laboratório facilita os diagnósticos, já que não há necessidade de buscar laboratórios fora do Estado. “A Fiocruz é uma das instituições mais estratégicas do país na área de saúde”, disse. “Estamos começando essa parceria no laboratório Mérieux.”

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)

Leia mais: Pesquisadores padronizam diagnóstico de doença da paca no AC