Notícias

2º episódio do Capicast reflete sobre saúde mental nas redes sociais

publicado: 29/09/2025 11h21, última modificação: 29/09/2025 11h24
capi-capa.jpg

O segundo episódio da nova temporada do Capicast, o podcast produzido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufac, já está disponível no canal UfacTV no YouTube. Lançado na quinta-feira, 25, o encontro teve como tema “Hiperconectividade e Saúde Mental”, trazendo reflexões atuais sobre os impactos do uso excessivo das plataformas digitais na saúde mental e na qualidade de vida.

Com a apresentadora Jocília Oliveira, estiveram a professora e psicóloga Patrícia Yano e o assessor de comunicação Gilberto Lobo. Eles compartilharam diferentes perspectivas sobre como a hiperexposição digital vem afetando a saúde mental, o convívio social e até mesmo a percepção de tempo.

Entre os pontos abordados, destacam-se o WhatsApp e o fim do descanso, o horror ao vazio e a chamada “rolagem infinita”, que prende usuários em ciclos de consumo de conteúdos por períodos muito além do apropriado. Foram discutidos ainda como essa hiperconexão causa efeitos que podem potencializar transtornos como a ansiedade, gerando sobrecarga e dificultando a compreensão das informações, além de tornar cada vez mais difícil se desconectar.

O episódio também trouxe alternativas para lidar com esses impactos, com práticas para estabelecer limites digitais, como priorizar redes de apoio qualitativas e desenvolver recursos internos para o autocuidado. A conversa reforçou a importância de repensar hábitos e cultivar relações mais saudáveis no ambiente virtual e fora dele.

(Fhagner Soares, estagiário Ascom/Ufac)

Leia mais:

Podcast da Ufac discute saúde mental no serviço público