Periódicos e Livros
Publicações PPEHL e dos Grupos de Pesquisas |
Descrições e links |
|
A Revista Anthesis publicará artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Letras, Linguística e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os textos devem ser apresentados em conformidade com o tamplate da revista Anthesis. |
![]() |
ELEMENTOS E IMAGENS DA VIDA SUBJETIVA NA OBRA MINIMA MORALIA, DE THEODOR ADORNO, E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE HUMANIDADES |
![]() |
Livros publicados pelo Grupo de Pesquisa ELLAE-Volume 1Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-LinguagensNo início de fevereiro de 2024 lançamos o volume 45, n. 1 (2024), do Dossiê Temático I Congresso Internacional do ELLAE: Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias – Por uma Ecologia de Línguas-Literaturas-e-Linguagens com Freire (1995) nos orientando ser necessário recomeçar sempre. Abrimos este segundo volume retomando Freire em diálogo com Fanon. O primeiro ao argumentar que, enquanto presença na História e no mundo, esperançar por uma pedagogia crítica não é em vão. O segundo, por nos mostrar que o problema não é conhecer o mundo em que vivemos, mas transformá-lo. Esse lutar, esperançar, sonhar e transformar os contextos em que os autores deste volume se encontram situados faz parte de uma educação crítica e libertadora. |
![]() |
Livros publicados pelo Grupo de Pesquisa ELLAE-Volume 2
Vol. 45 No. 2 (2024): Thematic Dossier Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier
Ecologias da esperança: transgressões e (trans)formações na/para a educação brasileira |
|
Escola Normal Regional de Cruzeiro do Sul: a atuação de intelectuais da Igreja Católica no interior amazônicoDOI: https://doi.org/10.21680/2596-0113.2024v7n1ID35621
Maria Irinilda da Silva Bezerra
|
|
A filosofia que se faz no Acre: temáticas preferenciais da pesquisa filosófica na Universidade Federal do Acre |
![]() |
GRUPO DE INVESTIGAÇÃO LEITURA E VIDA - GIL |
![]() |
ENSINO REMOTO: A REINVENÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19MariaDulcileneCarneirodosSantos1AClicianedaCostaMoura2BFranciscaAdmadeOliveiraMartins3CVeraLúciadeMagalhãesBambirra4
|
![]() |
O paradigma da complexidade e ensino: reflexões a respeito da formação docenteAuthors DOI: |
![]() |
A liquidez em três signos: sangue, leite e lucro na Amazônia com base no corpo indígena femininoRovílio de Lima Nicácio Maria José da Silva Morais Costa |
![]() |
O processo de ensinagem e desenvolvimento de saberes práticos e teóricos no programa Residência Pedagógica: duas concepções de sequência didáticaThe teaching and developing process of practical and theoretical knowledge in the program Residência Pedagógica: two conceptions of didactic sequencePalavras-chave: Formação de Professores, Residência Pedagógica, Sequência didática |
![]() |
À SOMBRA DAS MANGUEIRAS: andarilhagem das ideias freireanas e a formação docente no interior do AcreMaria Aldecy Rodrigues de LimaCleidson de Jesus RochaJussara Oliveira de Souza |
![]() |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA UNIDADE DO SENAI DO ESTADO DO ACREMariluce da Silva LimaCleidson de Jesus Rocha
Maria Aldecy Rodrigues de Lima
Artur Gomes de Oliveira
Sônia Elina Sampaio Enes DOI:Keywords: Interdisciplinaridade, Letramento, Leitura, Educação Profissional |
DECOLONIALIDADE COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA E ESPERANÇANO ENSINO-APRENDIZAGEM DELÍNGUAS-LITERATURAS-LINGUAGENS
GRASSINETE CARIOCA DE ALBUQUERQUE OLIVEIRA AMILTON JOSÉ FREIRE DE QUEIROZ ANDRÉ EFFGEN DE AGUIAR (Organizadores) |