Grupos de Pesquisa
Grupos de pesquisa vinculados ao PPEHL
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Léxico da Amazônia (NEPLex):
Tem como objeto geral realizar estudos e pesquisas em léxico, geral, especializado e/ou dialetal, presentes no estado do Acre e na Amazônia Ocidental Brasileira. A partir do desenvolvimento das ações propostas pelo Núcleo, haverá a constituição do Corpus Linguístico do Estado do Acre (CLiA) que possibilitará a realização de pesquisas linguísticas em diferentes subáreas. Além disso, o Núcleo se propõe a registrar as línguas e dialetos a partir da compilação de obras lexicográficas e/ou terminográficas, como dicionários e glossários, bem como listas de palavras. Os resultados dos estudos e pesquisas serão socializados por meio de participação (apresentação) em eventos acadêmicos e publicações científicas, bem como por intermédio de ações de extensão, com a socialização dos resultados para a comunidade em geral.
Linhas de pesquisa e objetivos:
- Línguas, linguagens, culturas e ensino: Desenvolver pesquisas em ensino que possibilitem a reflexão sobre as relações entre línguas, linguagens e culturas a partir de unidades lexicais.
- Linguística de corpus e ensino de línguas: Desenvolver o Corpus Linguístico do Estado do Acre (CLiA) a fim de utilizá-lo como corpus de referência e/ou corpus de estudo em pesquisas posteriores.
Terminologia, Terminografia, Lexicologia, Lexicografia, Dialetologia e Ensino: Realizar estudos sobre os léxicos comum, especializado e dialetal que resultem, ou não, na elaboração de dicionários, glossários e listas de palavras.
Círculo de Estudos das Linguagens do Sudoeste Amazônico (CELSA):
Por meio da participação de professores e bolsistas, o grupo pretende intensificar as pesquisas realizadas na área de Letras e Pedagogia, explorando as manifestações culturais, linguísticas e educacionais, em especial, no sudoeste amazônico. O Acre é uma região rica em possibilidades e ainda pouco explorada no campo da pesquisa. Com diversas tribos indígenas, população ribeirinha e um contexto urbano que se diversifica a cada dia, temos uma realidade extremamente complexa e desafiadora para o pesquisador. Os cursos de graduação e de pós-graduação abrem novos campos que necessitam de uma mão de obra especializada, um olhar diferenciado que possa nos revelar novos caminhos de compreensão. O CELSA, portanto, se propõe a agasalhar propostas que ampliem os contatos entre o conhecimento tradicional e a perspectiva acadêmica.
Grupo de Estudos Linguísticos e Literários (GRAELL):
O Grupo Acriano dos Estudos Linguísticos e Literários tem como objetivo registrar e sistematizar atividades de pesquisa, ensino e extensão, pautadas em uma concepção de linguagem como objeto social a partir do tripé: indivíduo, sociedade e educação. Logo, a repercussão das composições do grupo de pesquisa depende dos trabalhos desenvolvidos por cada pesquisador, bem como dos alunos e técnicos que o integram. Para tanto, torna-se necessária a elaboração de trabalhos na área da linguística e da literatura que permitam maior visibilidade científica ao grupo, não apenas no estado do Acre, como também no país e no exterior.
Políticas e Poéticas Indígenas (YURA):
O tema de interesse do Grupo são os conhecimentos indígenas: os aparatos cognitivos e conceituais presentes nas poéticas, cosmologias, representações e histórias indígenas, além dos instrumentos e mecanismos apropriados para seu aprendizado. Interessam-nos, ainda, as políticas relacionadas aos arranjos interinstitucionais contemporâneos e a relação entre biodiversidade e conhecimento na atualidade amazônica.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd):
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação nasce da necessidade de registrarmos sistematicamente os estudos e as pesquisas realizadas pelos membros (professores/pesquisadores e alunos) que integram o grupo. Esses membros, em seus estudos e pesquisas de mestrado e doutorado, utilizam referenciais da Teoria das Representações Sociais, da Etnomatemática, da Formação docente, da Cultura e diversidade, entre outros. A diversidade do contexto amazônico é marcada, sobretudo, pela demanda de reflexão sobre os seguintes temas que nos interessam particularmente: Culturas Indígenas, Ribeirinhos, Saberes Tradicionais, Ensino, Formação Docente, Processos e Práticas Educativas. Ligados ao Centro de Educação e Letras (CEL) e ao Centro Multidisciplinar (CMULTI), queremos nos fortalecer enquanto grupo de estudo e pesquisa, ampliar e difundir os resultados das pesquisas feitas na multiplicidade das vozes amazônicas, integrando, assim, um corpo estruturado de pesquisadores, que ultrapassa os limites da floresta acriana na propagação dos saberes produzidos.
GRUPO DE INVESTIGAÇÃO LEITURA E VIDA -(GIL):
o grupo de pesquisa pretende associar a pesquisa ao ensino e à extensão, pois é um grupo que se reúne para investigar, com um viés interdisciplinar, a produção e a recepção a partir da análise de textualidades diversas: indígenas, ribeirinhas, urbanas, dentre outras, considerando o imaginário que elas guardam, criam e influenciam. O interesse investigativo se orienta às confluências entre oralidade, poéticas, narrativas e leituras/histórias de leitura em contextos múltiplos. Os estudos de teoria literária e as atuais discussões sobre textualidades híbridas servem de aporte teórico. O grupo se volta também para as questões de leitura a partir das necessidades surgidas tanto no sistema escolar quanto fora dele, tais como a presença ou a ausência de autores da expressão amazônica no currículo da escola básica a fim de perceber em que sentido o conhecimento do local, principalmente no seu aspecto artístico/cultural, é uma realidade na vivência escolar dos jovens da Amazônia acreana; investigar, ainda, os processos de formação de leitores na escola básica. Essas opções de pesquisa buscam auxiliar a escola na lida cotidiana com os desafios colocados a ela no que tange ao tema da leitura. No vale do Juruá essa reflexão mais sistemática, além de necessária, é urgente. Portanto, somando esforços com os demais grupos de pesquisa da instituição, propomo-nos a realizar pesquisas no âmbito da leitura, entendida como uma ação social e que privilegia o seu caráter interacional, ao colocar em diálogo o sujeito e sua situação de comunicação.
Grupo Ellae
- O Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino – ELLAE – é composto por pesquisadores tanto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico quanto do magistério superior de universidades brasileiras e estrangeiras. Seu objetivo é promover espaços de discussão crítico-colaborativas que envolvam cenários educacionais associadas com “a vida que se vive” por considerar o ser humano como um sujeito sócio-histórico-cultural que intervém na sociedade. Ao articular a linguística aplicada e o ensino de línguas e de literaturas pela-e-com a(s) linguagem(ns), o grupo de pesquisa pretende praticar o diálogo transdisciplinar, transgressivo e IN-disciplinar entre as áreas de conhecimentos – especialmente das ciências humanas e sociais – para (re)ver e refletir as ações educativas. O foco do ELLAE se encontra na inclusão linguística de todos os participantes – internos e externos – envolvidos em projetos de intervenção que promovam a transformação do status quo daqueles que são considerados minorias, desiguais, desassistidos, silenciados e descriminados por raça, gênero, religião e condição socioeconômica em espaços escolares. Em linhas gerais, são esses os caminhos, desafios e tendências que buscamos enfrentar para promover avanços teórico-metodológicos na área de Letras, Linguística e Literatura e Educação, tendo por estratégia concretizar o diálogo IN-disciplinar frente às línguas, literaturas, linguagens e culturas atuais na/além sala de aula da Educação Básica e Superior. http://www.grupoellae.com.br
Estudos Sócio-Históricos Filosóficos da Educação (GESHFE)
Grupo de Estudos Sóciohistóricos e filosóficos da Educação - GESHFE
Fundado no ano de 2020, o Grupo de Estudos Sócio-históricos e Filosóficos da Educação – GESHFE – desenvolve estudos sóciohistóricos e filosóficos como temática das ciências da educação e do ensino, com reflexos no currículo, na práxis pedagógica e na formação do educador. Organiza-se duas linhas de pesquisa, assim definidas:
1) Abordagens transversais das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil;
2) Desenvolvimento histórico dos processos educacionais e seus efeitos no domínio e uso político das diferentes linguagens.
No período 2021 a 2023, com base nas realizações do projeto Dialética e Horizonte crítico em Theodor Adorno, (desenvolvido entre 2018-2019) o grupo se dedicou a investigar os papéis desempenhados por indivíduos e incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade a partir dos novos valores éticos e sociais instaurados com os desenvolvimentos tecnológicos. O Grupo se debruçou sobre três objetivos. O primeiro, concernente à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos de desenvolvimento cultural, econômico e social; o segundo sobre o desenvolvimento histórico dos processos educacionais e seus efeitos no domínio e uso político das diferentes linguagens que se configuram a partir do processo de desterritorialização promovido pelas TIC’s; o terceiro organizou-se a partir de uma estratégia de abordagem transversal das relações entre artes, ciência, tecnologia e sociedade no Brasil.
Para o período de 2024 a 2026, o Grupo está concentrado em realizar uma cartografia dos cursos de humanidade na Universidade Federal do Acre-campus Floresta, mapeando o histórico de implantação e desenvolvimento dos cursos de licenciatura, da formação acadêmica dos docentes, das temáticas e métodos preferenciais de pesquisa e seus desdobramentos no interior dos cursos. Importa, como objetivo geral, identificar a relação entre a formação pós-graduada dos docentes e o leque de ações por eles desenvolvidas e que decorrem diretamente da formação, das temáticas de seus estudos e dos métodos de pesquisa adotados. Embora seja um projeto que acolhe diferentes objetos de pesquisa, a perspectiva teórico-metodológica que orienta as pesquisas são, em sua maioria, vinculada à tradição qualitativa, com pesquisa de campo, entrevista e análise documental. Os sujeitos envolvidos são professores dos cursos de licenciatura da área de humanidades do campus Floresta da Ufac e o material de análise é: Plataforma Lattes do CNPq, sítios eletrônicos dos programas de pós-graduação cursados pelos docentes, Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos, além da pesquisa bibliográfica, que perpassa todas as pesquisas, nos diferentes momentos do trabalho investigativo.
Neste ano de 2024 o grupo realiza rodas de leitura sobre os objetos de pesquisa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens, com foco específico em: 1) A questão da subjetividade na obra Mínima Morália, de Theodor Adorno; 2) Cartografia do pensamento pedagógico no Vale do Juruá: do curso de Magistério de segundo grau à formação em licenciatura em Pedagogia do Campus Floresta da Ufac; 3) O ensino mediado por tecnologia e a emancipação de jovens da zona rural do município de Guajará-AM; 4) Os itinerários formativos como ferramentas de emancipação dos jovens estudantes na perspectiva do novo ensino médio; 5) Impacto da Covid-19 no rendimento acadêmico de alunos de graduação.
Além das atividades de ensino e pesquisa, o Grupo desenvolve semanalmente encontros voltados para o desenvolvimento da leitura e escrita acadêmica, por meio do Projeto de Extensão "Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica - PLEA/UFAC
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