3ª edição do curso Decolonizando a academia

Em 2023, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac) realizou nos meses de julho e agosto a 3ª edição do curso de extensão 'Decolonizando a academia: iniciação a pesquisas e epistemologias para promoção de igualdade racial em ambiente universitário' aos bolsistas do núcleo e aos universitários em geral, no intuito de capacitar acadêmicos a realizar trabalhos de promoção de igualdade racial.

• Aula 01 - Educação das relações étnico-raciais: panorama conceitual para entender o racismo

No dia 4 de julho de 2023 iniciou-se o curso de extensão Decolonizando a academia, que está em sua 3ª edição oficial. A primeira aula foi ministrada pelas professoras de história Dra. Flávia Rocha e Geovanna Almeida, contando com a monitoria da Bacharela em História Kaliny Custodio. Foram apresentados conceitos introdutórios para a compreensão dos estudos voltados às Relações Étnico-Raciais, sobretudo, no campo educacional. Foi uma troca linda, pois a turma se mostrou bastante participativa e inteligentíssima. Confira a publicação na íntegra clicando na imagem abaixo:

• Aula 02 - Histórico do racismo no Brasil: colonização e colonialidade

Dando continuidade a 3ª edição do curso Decolonizando a academia, no dia 11 de julho, a Profa. Dra. Bianca Albuquerque ministrou a aula “Histórico do racismo no Brasil: colonização e colonialidade”. Na ocasião, a professora realizou um aparato histórico sobre a consolidação do racismo no Brasil e como a colonização e a colonialidade colaboraram para isto. Foi uma tarde de grande aprendizado! Confira a publicação na íntegra clicando na imagem abaixo:

• Aula 03 - Racismos: conceitos e manifestações

A terceira aula da 3ª edição do curso Decolonizando a academia foi agraciada pelo querido Me. Maycon Pereira, que abordou sobre “Racismos: conceitos e manifestações” dando contribuições de grande valia para este momento formativo! Confira a publicação na íntegra clicando na imagem abaixo:

• Aula 04 - Histórias, educações e cosmovisões indígenas

No 4º encontro do curso Decolonizando a academia, houve a contribuição maravilhosa do Prof. Me. Danilo Rodrigues do Nascimento, que tratou sobre “Histórias, educação e cosmovisões indígenas”. A partilha de conhecimento neste espaço foi importantíssima para aprender um pouco mais sobre as ideias de Ailton Krenak e também acerca do “Bem viver”. Confira a publicação na íntegra clicando na imagem abaixo:

• Aula 05 - Política de ações afirmativas

Na tarde do dia 1º de agosto de 2023, os integrantes da 3ª edição do curso Decolonizando a academia foram agraciados com a aula da Profa. Ma. Andressa Queiroz da Silva, tratando sobre “Políticas de ações afirmativas”. Conversa muito rica em conceitos relacionados à temática étnico-racial e para sanar dúvidas sobre as políticas de cotas. Confira a publicação na íntegra clicando na imagem abaixo:

• Aula 06 - Gêneros acadêmicos e metodologias de pesquisa (resumos, resenhas, artigos, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental)

Na tarde do dia 08 de agosto de 2023, os alunos da 3ª edição do curso Decolonizando a academia foram agraciados com a aula dada pela Profa. Ma. Andressa Queiroz da Silva, pela Profa. Ma. Beatriz Domingos da Silva e pela Bela. Kaliny Custodio do Carmo, tratando sobre "Gêneros acadêmicos e metodologias de pesquisa (resumos, resenhas, artigos, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental).". Foi uma conversa que trouxe conceitos e explicações acerca de trabalhos acadêmicos.

• Aula 07 - Noções básicas de G-Suíte e Canva

No dia 15 de agosto de 2023, foi realizada a última aula da 3ª edição do curso Decolonizando a academia, somente para os bolsistas, ministrada pela Profa. Geovanna Moraes de Almeida, tratando sobre “Noções básicas de G-Suíte e Canva”. Uma conversa muito rica em conceitos relacionados à produção de material e criação de registros. Confira a publicação na íntegra clicando na imagem abaixo: