Educação das Relações Étnico-Raciais e suas práticas pedagógicas nas escolas do estado do Acre

Esta proposta de pesquisa trata das práticas pedagógicas promotoras de igualdade racial no ambiente escolar. Trabalhos como este são de extrema urgência e necessidade em nossa atual conjuntura, em que o racismo ainda destroi e mata centenas de pessoas. Objetiva-se analisar práticas pedagógicas que estejam em consonância com a lei 10.639/2003. A metodologia utilizada será a amostragem, selecionando algumas escolas para serem participantes, por meio de visitas exploratórias, bem como entrevistas aos docentes, discentes e gestores destas escolas, para posterior análise de dados coletados por meio de referenciais teóricos que têm discutido esta temática, como Gomes (2012) que afirma que educação das relações étnico-raciais exige mudança de práticas e descolonização dos currículos da educação básica e superior com relação a África e aos afro-brasileiros. Assim, espera-se com esta pesquisa alcançar resultados que colaborem no enfrentamento ao racismo escolar e na promoção de uma escola mais justa para todas e todos.

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