Esta proposta de pesquisa trata das práticas pedagógicas promotoras de igualdade racial no ambiente escolar. Trabalhos como este são de extrema urgência e necessidade em nossa atual conjuntura, em que o racismo ainda destroi e mata centenas de pessoas. Objetiva-se analisar práticas pedagógicas que estejam em consonância com a lei 10.639/2003. A metodologia utilizada será a amostragem, selecionando algumas escolas para serem participantes, por meio de visitas exploratórias, bem como entrevistas aos docentes, discentes e gestores destas escolas, para posterior análise de dados coletados por meio de referenciais teóricos que têm discutido esta temática, como Gomes (2012) que afirma que educação das relações étnico-raciais exige mudança de práticas e descolonização dos currículos da educação básica e superior com relação a África e aos afro-brasileiros. Assim, espera-se com esta pesquisa alcançar resultados que colaborem no enfrentamento ao racismo escolar e na promoção de uma escola mais justa para todas e todos.

Card IC Educação das Relações Étnico-Raciais e suas práticas pedagógicas nas escolas do estado do Acre.png