Notícias

IV Copene Norte acontecerá na Ufac!

O IV Congresso Nacional de Pesquisadores/as Negros/as da Região Norte acontecerá na Ufac entre os dias 06 a 10 de novembro de 2023
PAISAGEMquad.jpg

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) — ABPN, a Universidade Federal do Acre — Ufac e o Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros — Conneabs têm a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores(as) e demais pessoas interessadas, para o IV Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da região Norte – IV Copene Norte, com o tema “20 Anos da Lei 10.639/2003: aquilombamento, formação de professores e desafios da educação antirracista na Amazônia”, a ser realizado no campus da Ufac de Rio Branco (AC), de 06 a 10 de novembro de 2023, em formato híbrido.

Nos últimos anos muitas conquistas dos movimentos sociais negros foram ameaçadas; instituições que previam políticas de promoção de igualdade racial foram extintas ou colocadas sob a direção de sujeitos(as) cujos interesses vão de encontro com as demandas e a situação em que se encontra a população negra brasileira.

Além disso, as situações de desigualdades sociais inerentes à realidade da população negra no Brasil foram mais agravadas pela condição socioeconômica gerada pela pandemia da Covid-19, com a amplificação de fatores como o feminicídio, as ações violentas realizadas pela segurança pública e as mortes de jovens negros. Mesmo diante desse panorama, a população negra achou formas de resistir, existir, reexistir e denunciar o racismo no Brasil.

Ao longo de sua experiência na diáspora africana, a educação foi eleita pela população negra como uma das principais ferramentas de combate ao racismo, mesmo tendo o acesso a este direito negado por parte do Estado brasileiro. A história mostra que foi a união dessa população em movimentos sociais que possibilitou a conquista de direitos e a construção de estratégias para atingir a igualdade racial, como a lei 10.639/2003, que neste ano completou 20 anos de idade. Entretanto, a referida lei ainda carece do fortalecimento de políticas de formação de professores(as) para ser plenamente efetivada.

Dessa maneira, objetiva-se que Neabs, Neabis e Grupos Correlatos da Região Norte construam, durante o IV Copene Norte, espaços de discussões, debates e trocas de experiências vivenciadas por aqueles(as) que pesquisam, têm interesse ou promovem ações relacionadas às relações étnico-raciais, aos antirracismos e racismos, às questões das comunidades quilombolas, dos povos indígenas, das populações ribeirinhas e às leis de reserva de vagas.

Aguardamos cada um(a) de vocês neste evento.

 

ACESSE O SITE DO EVENTO