Práticas pedagógicas em história e cultura africana e afro-brasileira no ensino de História das escolas acreanas

Orientadora: Profa. Dra. Flávia Rodrigues Lima da Rocha

O presente projeto de pesquisa trata a respeito de práticas pedagógicas em ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena desenvolvidas no ensino de História em escolas acreanas. Pesquisas como estas justificam-se pela urgente necessidade de implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. O objetivo desta pesquisa é conhecer práticas pedagógicas em ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena desenvolvidas no ensino de História em escolas acreanas. A metodologia utilizada será a de visita às escolas para observações rápidas do ambiente escolar, bem como entrevista aos professores de História e outros membros da comunidade escolar. Segundo Gomes (2012) essas leis viabilizam avanços na efetivação de direitos sociais e educacionais, bem como o reconhecimento da necessidade de superação de práticas racistas na educação escolar. Espera-se ao final desta pesquisa alcançar resultado que demonstrem que as leis em questão estão sendo implementadas no ensino de História das escolas acreanas, bem como catalogar e socializar com outros educadores as formas como educadores estão implementando essas leis.

 

 

Ics: Athina, Kaliny e Karen