Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Sistema Penitenciário e Direitos Humanos - EaD
A proposta do curso enfatiza a assistência técnico-jurídica aos trabalhadores da administração carcerária, fundamentando-se nas Ciências Humanas para favorecer a aplicação prática dos princípios e regras da legislação vigente. O foco está na capacitação de operadores técnico-científicos e administradores, promovendo a troca de experiências e a implementação de práticas integradas dentro dos estabelecimentos penais.
Além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos servidores, o curso representa uma iniciativa da comunidade universitária para colaborar na busca por soluções para os desafios do sistema prisional. Com respaldo jurídico nas Leis nº 7.210/84 e nº 10.792/03, a especialização visa aprimorar a gestão penitenciária no Estado do Acre por meio da qualificação dos agentes que atuam diretamente no setor.
Notícias e Comunicados
Linha de Pesquisa
O curso segue quatro linhas de pesquisa:
- Diversidade teórica: Análise do sistema penitenciário por diferentes teorias, reconhecendo a relevância das abordagens clássicas e contemporâneas.
- Conhecimento como construção: O aprendizado é um processo social, envolvendo participação ativa do aluno na construção do saber.
- Pesquisa como princípio educativo: A pesquisa é central no ensino, conectando teoria e prática para o desenvolvimento de ações concretas.
- Historicidade e contextualização: O ensino de Sociologia deve considerar o contexto histórico e social em que ocorre, reconhecendo a educação como um fenômeno histórico.
Polos de Apoio Presencial
O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Sistema Penitenciário conta com dois polos: Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
O polo/Município de apoio presencial serve como referência aos cursistas e devem oferecer condições de acesso aos meios modernos de informação e comunicação, além de proporcionar o atendimento pedagógico, administrativo e cognitivo necessário ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Os polos de apoio presencial contam com sala de coordenação, salas de aula, sala de tutoria, biblioteca, auditório, laboratórios de informática, banheiros, copa e espaço comum de convivência. Além disso, é disponibilizado acesso a internet com e sem fio aos professores, tutores e alunos.
Na figura abaixo, os municípios que possuem polos credenciados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Regional do Juruá: Polo de Cruzeiro do Sul;
Regional do Tarauacá/Envira: Polos de Tarauacá e Feijó;
Regional do Purus: Polo de Sena Madureira;
Regional do Alto Acre: Polos de Xapuri e Brasiléia;
Regional do Baixo Acre: Polos de Acrelândia e Rio Branco.