Notícias

VIII Semana em Favor de Igualdade Racial abre edital para submissão de GTs e Minicursos

1.png

A VIII Semana Em Favor de Igualdade Racial é a continuidade de um trabalho que vem sendo realizado uma vez por ano, desde 2015, pelo movimento negro educador, que une esforços de professores e alunos da Universidade Federal do Acre, tanto de graduação como de pós-graduação, como também o apoio institucional e dos movimentos sociais do estado do Acre. Este evento tem congregado pesquisadores em relações étnico-raciais de diferentes áreas, sobretudo da educação, para socialização de seus estudos e pesquisas, no intuito de fortalecer estas ações e os sujeitos que as desenvolvem. Ao contrário dos anos de 2020 e 2021, em que o evento ocorreu totalmente em formato on-line, à distância, devido ao contexto pandêmico, neste ano de 2022, o evento acontecerá de forma híbrida (presencial e remota), entre os dias 21 a 25 de novembro na Universidade Federal do Acre.

Visando discutir o contexto de desmontes das Políticas de Promoção de Igualdade Racial, as resistências construídas pelos movimentos negros e indígenas e as estratégias para ações antirracistas no futuro, o tema do evento será “Diga ao povo que avance. Avançaremos”: as políticas públicas de promoção de igualdade racial entre desmontes, resistências e remontes, fazendo referência à fala de Xicão, liderança do Povo Xukuru de Ororubá, em Pernambuco.

Esperamos que, assim como nos anos anteriores, o evento não perca a qualidade de suas atividades, tendo em vista que mesmo nesse momento tão difícil e conturbado para todas e todos, a luta de enfrentamento ao racismo não esmoreceu, mas ao contrário, fortaleceu-se e reinventou-se como tem sido sua prática ao longo destes séculos de resistência e sobrevivência.

Assim, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), torna pública a chamada para submissão de propostas de Grupos de Trabalho e de Minicursos/Oficinas para a VIII Semana Em Favor de Igualdade Racial.

As submissões poderão ser realizadas no período de 18 de julho a 19 de agosto de 2022.

Mais informações podem ser conferidas no link do edital, disponível abaixo:

EDITAL DE CHAMAMENTO PARA SUBMISSÃO DE GTs E MINICURSOS PARA A VIII SEFIR

FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE MINICURSOS (PERÍODO DE INSCRIÇÕES FECHADO)

FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE GRUPOS DE TRABALHO (GTs) (PERÍODO DE INSCRIÇÕES FECHADO)

FICHA DE INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA GTs

(AS INFORMAÇÕES DOS MINICURSOS DEVEM SER INSERIDAS DIRETAMENTE NO FORMULÁRIO ESPECÍFICO)

RESULTADO PRELIMINAR DE MINICURSOS E GRUPOS DE TRABALHO

RESULTADO FINAL DE MINICURSOS E GRUPOS DE TRABALHO